Estresse---CAPA

Pilates no Combate ao Estresse e Ansiedade

É comum ouvirmos relatos de pacientes que sofrem de estresse e ansiedade causados pela agitação das grandes cidades.

O que muita gente não sabe é que o Pilates é uma importante ferramenta para o controle desses distúrbios, e é capaz de eliminar completamente as desagradáveis sensações que eles proporcionam.

Com poucas horas de exercícios semanais é possível obter melhorias significativas, o que faz dessa prática uma excelente opção para as pessoas que sofrem desses males.

Além de, na maioria dos casos, dispensar o uso de medicamentos.

Descubra a seguir por que o Pilates é tão eficiente no trabalho contra o estresse e a ansiedade.

O Pilates é um Método de Exercícios Completo e Abrangente

Estresse-3

Em geral, qualquer atividade física favorece a melhoria na qualidade de vida por liberar no organismo enzimas poderosas, diretamente associadas à sensação de prazer, além de melhorar o condicionamento físico e o desempenho cardiorrespiratório.

Porém, o Pilates se destaca em relação aos outros tipos de atividades por reunir exercícios que combinam respiração e alongamento dos músculos mais profundos com alguns movimentos que tendem a recrutar mais fibras musculares do que as exigidas nas atividades convencionais.

Além disso, o Pilates também pode ser considerado um tratamento alternativo ou complementar para muitos problemas de saúde, como:

Ele também pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e corrigir problemas posturais, dentre muitos outros benefícios.

O Pilates aprimora as Técnicas de Respiração

Estresse 2

Algumas pessoas pouco se preocupam com a forma que respiram, afinal de contas, respirar é um ato tão automático que na maior parte do tempo passa despercebido.

O grande diferencial do Pilates é justamente trabalhar de forma intensa na correção da respiração, com técnicas específicas, que são primordiais para promover bons resultados contra o estresse e a ansiedade.

A partir do momento que você identifica a necessidade, pode desenvolver um trabalho focado, principalmente, na técnica de respiração profunda.

Ela poderá ser usada não somente durante a atividade, mas no dia a dia — incluindo situações de estresse.

Além de melhorar a oxigenação sanguínea, a respiração realizada de forma consciente e concentrada contribui para o relaxamento dos músculos e elimina a tensão, devido à redução dos níveis de cortisol no sangue, hormônio que está ligado diretamente ao estresse.

O Pilates auxilia no controle do Estresse, das Emoções e do Corpo

Estresse-1

A prática da respiração correta favorece o controle emocional e a concentração para execução adequada dos movimentos, permitindo o autoconhecimento.

E consequentemente, a melhora na relação entre corpo e mente do indivíduo.

Isso reduz significativamente alguns dos sintomas mais frequentes de estresse e ansiedade, como:

  • Depressão
  • Dores de Cabeça
  • Dores Musculares
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Sensação de Cansaço
  • Síndrome do Pânico

Concluindo…

Estresse

Com tantos benefícios, é possível afirmar que o Pilates é uma poderosa ferramenta terapêutica para muitas doenças, assim como o estresse e a ansiedade.

Além de propiciar melhorias consideráveis ao indivíduo em qualquer fase da vida.

E você, concorda que o Pilates pode combater o estresse e ansiedade?

Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Pilates no Combate ao Estresse e Ansiedade”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>