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Pilates para Iniciantes: Respondemos todas suas dúvidas!

Por quê indicar o Pilates para Iniciantes?

O Pilates é um dos métodos de exercícios que mais cresce atualmente.

Você, se nunca fez uma uma aula, com certeza conhece alguém que pratica ou pelo menos já ouviu falar, certo?

Nessa matéria preparamos todas as dicas e dúvidas do Pilates para Iniciantes.

Depois de ler esse texto tenho certeza que você vai correr fazer sua aula experimental e sentir todos os benefícios que só o Pilates pode nos proporcionar!

Explicando o Pilates para Iniciantes

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Mas primeiramente: o que é Pilates?

Ele é um conjunto de exercícios criados por Joseph Pilates, que podem ser realizados no Solo ou em Equipamentos, com acessórios ou não.

Os exercícios visam o controle e conexão total entre corpo e mente, tendo a consciência dos movimentos.

Assim, o Pilates para iniciantes atua como condicionamento físico e mental, sendo adotado como atividade física por muitos.

Princípios do Método

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Como já explicamos nessa matéria aqui, o Método Pilates é baseado em seis princípios.

Para você praticá-lo, precisa seguir todos eles, aplicando-os durantes os movimentos dos exercícios no Pilates para iniciantes.

Aqui abaixo vamos resumi-los para você:

Concentração

Como o próprio nome diz, o objetivo aqui é ficar o mais concentrado possível ao realizar o exercício, para garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível.

Controle –

Esse princípio tem por propósito aprimorar a coordenação motora durante os movimentos, dando ao corpo um padrão suave para evitar contrações musculares desnecessárias.

Precisão –

A precisão do movimento é imprescindível para o controle do equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados durante os exercícios.

Centro –

Também como conhecido como Power House é o foco de todos os exercícios do Método, pois a estabilização do tronco se dá pelo fortalecimento dessa musculatura, sendo essencial também para um melhor alinhamento postural.

Respiração –

A respiração é muito importante pois deve sempre estar sincronizada com a realização do movimento, sendo este o fator primordial da técnica.

Fluidez –

O objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesado durante o exercício.

Benefícios do Pilates

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Os benefícios do Pilates para iniciantes no nosso corpo são inúmeros, alguns deles como:

  • Aumenta a resistência física e mental
  • Aumenta a concentração
  • Aumenta a flexibilidade
  • Tonifica a musculatura
  • Ajuda no controle do peso
  • Fortalece os músculos abdominais
  • Corrige problemas posturais
  • Melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Melhora a coordenação motora
  • Alivia dores musculares
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Ajuda a melhorar a respiração e flexibilidade
  • Promove relaxamento, bem estar e eleva a autoestima

Dúvidas que todo aluno pode ter!

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1) Pilates Emagrece?

Essa provavelmente é a primeira pergunta que todo mundo faz para o instrutor, não é mesmo?

Afinal, ao fazer algum tipo de exercício físico nós queremos ver o resultado que ele irá ter em nosso corpo.

O Pilates como todo e qualquer atividade física tem a sua queima de calorias.

Mas para que isso resulte em uma perda de peso, é essencial que o exercício seja acompanhado de uma dieta balanceada e novos hábitos de vida.

O exercício físico não faz milagre sozinho, é necessário que você também faça a sua parte, ok?

2) Pilates não é só Alongamento?

NÃO!

Um dos maiores equívocos do Método é achar que por possuir exercícios de alongamento de cadeia e fortalecimento de músculos, o Pilates é só isso!

3) Mas Pilates não é muito parado?

Esse é um dos maiores erros.

O Pilates é um exercício que necessita concentração e foco e por isso pode parecer muito parado.

Mas engana-se quem acha que o exercício é fácil ou suave.

Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo e dificilmente você vai achar o exercício tranquilo enquanto o estiver praticando.

4) Por que poucas pessoas por aula?

O Pilates mais do que uma atividade física, é um método que exige muita concentração.

Dessa forma, o instrutor precisa ficar o tempo todo observando o aluno para ter certeza que está fazendo os movimentos corretamente.

Por isso, não é sugerido que tenha mais de 3 pessoas por aula. Desconfie de lugares que fornecem aulas com 10 ou 15 pessoas.

5) Em quanto tempo vou sentir os resultados?

Esse tópico é a mesma filosofia do primeiro.

Não adianta esperar que as aulas magicamente façam efeito se você não estiver se dedicando para que isso aconteça.

Para que as aulas façam efeito, é essencial que você siga todos os princípios e os aplique em todos os movimentos.

Segundo Joseph:

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”

Para todos os públicos!

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Essa é provavelmente a maior vantagem do Método Pilates: ele é indicado para TODOS os públicos.

De crianças a idosos, passando por deficientes físicos, disfunções neurológicas ou doenças crônicas.

Qualquer um pode fazer o Pilates!

Crianças

O Pilates para iniciantes é muito bom para as crianças, pois como exercício físico ele trabalha de forma suave sem prejudicar ou causar lesões.

Ele também é aconselhável para crianças que não tenham interesse em esportes em equipe ou qualquer outro tipo de atividade física.

Para os pequenos ele melhora o sono, diminui o estresse e aumenta a concentração. Uma ótima opção de exercício, não é mesmo?

Idosos

Bom, esse é um pouco fácil de adivinhar, não é?

Com o envelhecimento, o corpo vai ficando debilitado perdendo algumas funções que antes realizava com maior facilidade.

Dessa forma, o Pilates ajuda a manter o equilíbrio, a melhorar o alongamento dos músculos e consciência corporal.

Além disso, é uma ótima forma do idoso melhorar a qualidade de vida com a prática do exercício físico que causa bem estar e aumento da auto estima.

Homens

Apesar de ser comprovado todos os benefícios da prática do Pilates, ainda existe um leve preconceito por parte dos homens.

Por achar que é um método de exercícios fracos e de apenas alongamento, muitas pessoas não vão atrás.

No entanto, o Pilates para homens tem benefícios tais como:

  1. Definição e trabalho dos músculos do abdômen
  2. Melhora no rendimento esportivo
  3. Melhora do estresse
  4. Alívido das dores na coluna
  5. Fortalecimento dos músculos

Grávidas

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças físicas.

Por isso é muito importante que a grávida mantenha o ritmo de exercícios e atividade física, para que o corpo amenize os sintomas e aproveite os benefícios do Método.

Além disso, o Pilates melhora o equilíbrio e o conforto, ajudando também no fortalecimento da região do parto.

 Concluindo…

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E então? O que achou do Pilates para iniciantes?

O Pilates é um dos métodos que mais crescem no Brasil e não é atoa: ele é cheio de benefícios.

Se você ainda não praticou, está perdendo tempo e deveria correr agora mesmo fazer sua inscrição, afinal ele é cheio de benefícios.

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