Pilates-para-mulheres

Conheça 10 benefícios do Pilates para mulheres!

Já falamos várias vezes aqui os diversos benefícios que o Pilates traz não é mesmo?

Hoje vamos falar diretamente para um grupo predominante na prática de Pilates: As mulheres.

Não é novidade para ninguém que ao ir em uma aula de Pilates, a maioria dos praticantes são mulheres. E isso não é de hoje, desde a época de Joseph Pilates, criador do Método, a maioria de seus alunos eram bailarinas.

Sendo assim, nesse texto vamos te contar porque a prática de Pilates para mulheres é tão bom!

Como o Método, além de todos os seus benefícios que a gente viu semana passada, pode contribuir para a saúde e bem-estar da mulher em todas as fases da sua vida.

Não é à toa que o Pilates caiu no gosto da mulherada, não é mesmo?

 Perfil da mulher brasileira

Pilates-para-mulheres-12

O perfil da mulher brasileira mudou muito com o passar dos anos. De dona de casa a grande empresária as mulheres hoje são muito mais ativas e cuidam mais de si.

Elas ocupam cada vem mais o mercado de trabalho e segundo dados do IBGE, quase 40% das mulheres são responsáveis pelo sustento da família.

Outras mudanças também podem ser observadas no novo perfil da mulher, como o número médio de filhos caiu de 4 para 2 e a maior escolarização das mulheres no país.

Além disso, os ideais de beleza feminino também se alteraram. Hoje em dia, ter um corpo magro e definido é sinônimo de saúde e bem-estar.

Tendo em vista toda essa mudança de perfil, podemos analisar como aumentou a busca pela prática do Método Pilates. Uma vez em que as mulheres estão se tornando mais ativas e se preocupando mais com o bem-estar o Pilates vem como uma alternativa de atividade física que caiu no gosto da maioria.

E cada vez mais popular, o Pilates vem sendo reconhecido por todas as faixas etárias de mulheres. Das que querem fortalecer os músculos e emagrecer as que querem cuidar do corpo durante a gestação.

E com toda essa popularização que citamos, o Método se torna cada vez mais uma das opções mais buscada pelas mulheres.

Então nada mais justo do que expor os motivos do Pilates ter se tornado queridinho das mulheres, além de apresentar 10 motivos para você que ainda está pensando se vale a pena começar as aulas!

 Benefícios do Pilates para mulheres

Flexibilidade---Concluindo

 Como já dissemos, o Método Pilates oferece benefícios para todos os grupos de pessoas, homens, mulheres, idosos…. Porém há diversos benefícios para áreas específicas do corpo e mente das mulheres.

O Pilates para mulheres pode contribuir em todas as fases da vida, desde jovem com o desenvolvimento do corpo, até na terceira idade com patologias que tem maior incidência em mulheres.

Além disso, o Método contribui para os aspectos funcionais, sociais, neurológicos, funcionais das mulheres. Sem esquecer de todos os benefícios oferecidos em uma época muito importante na vida de algumas mulheres: a gestação.

Sendo assim, vamos listar e explicar alguns dos itens que o Pilates pode ser benéfico para as mulheres!

Lembrando, essa é uma lista e se você quiser saber mais sobre cada um desses benefícios, clique nos links e leia uma matéria completa sobre o assunto.

Vamos lá?

 1. Equilíbrio de corpo e mente e espírito

Pilates-para-mulheres-4

O Pilates tem a função de alinhar esses três fatores muito importantes para o bem-estar do indivíduo.

Não é exclusivo das mulheres, mas vale lembrar que esse benefício é essencial para a mulher que está na correria da rotina, com o trabalho e casa, ou com problemas pessoais.

E como falamos acima, hoje essa é cada vez mais a realidade das mulheres no país. 

Seja lá qual for o motivo, é comum mulheres que estão buscando equilíbrio para conseguir viver melhor.

 2. Condicionamento físico

Pilates-para-mulheres-11

Esse item também não é exclusivo da mulher, porém é muito buscado por elas!

O condicionamento físico, basicamente é a capacidade adquirida pelo corpo de poder executar da melhor maneira todas as atividades diárias.

Com mais força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão e resistência muscular e cardiorrespiratória.

Então é um item muito importante para todas as mulheres que procuram desenvolver o corpo de diversas maneiras e consequentemente beneficiar várias áreas não é mesmo?

 3. Fortalecimento dos músculos do corpo

Pilates-para-mulheres-8

Aqui já começamos a abordar benefícios que são prioridade para algumas mulheres e consequência (ótima) para outras.

O fortalecimento muscular é um benefício muito importante, não somente no quesito estético. Pois fortalecer as diversas áreas do corpo é ajuda a atender todas as funcionalidades do organismo.

Uma vez que ajuda o corpo a ter mais resistência, diminui os desequilíbrios musculares, protege os ossos e articulações, coopera com o bom funcionamento do metabolismo e além de tudo isso: aumenta a massa magra do corpo e ajuda a definir músculos fortes e bem definidos.

  4. Emagrecimento

Pilates-para-mulheres-9

Esse item sabemos que é um dos mais requisitados pelas mulheres! Isso porque, como explicamos o padrão de beleza buscado pelas mulheres hoje, é um corpo magro.

Dessa forma, pode não ser a prioridade de todas, mas com certeza é um benefício muito estimulante.

Uma aula de Pilates com o foco no emagrecimento, ajuda e muito na queima de calorias. Pois junto com o fortalecimento dos músculos, os exercícios ajudam a mulher a definir o corpo.

Depois de meses de prática, já é possível observar as mudanças no físico: O fortalecimento de músculos das pernas e braços, se tornando mais definidos e sarados, a cintura se estreita e os glúteos modelam.

Está achando que é só isso?

 5. Fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen

Pilates-para-mulheres-7

Além de emagrecer, o Pilates contribui para as mulheres que desejam alcançar aquele abdômen definido.

O Método tem como objetivo a ativação do Power House, localizado na área de abdômen. Além de trazer diversos outros benefícios, o Power House faz com que os exercícios sejam centralizados nessa região o que consequentemente leva a definição do abdômen.

Dica: Leia mais sobre o Power House e todos os benefícios da sua ativação para o corpo!

 6. Boa postura

Pilates-para-mulheres13

Outro item que não é benefício exclusivo da mulher, mas com certeza também buscado pela maioria.

Ter uma boa postura é extremamente importante, contribui para o funcionamento do Sistema Nervoso, e funcionamento do corpo músculos, articulações e ligamentos alinhados para fazer seu corpo trabalhar corretamente.

Ter uma boa postura é um passo importantíssimo para aumentar o seu bem-estar, além de prevenir doenças futuras. É claro que o Pilates iria ajudar você nessa né? Saiba como ele ajuda a manter uma boa postura!

 7. Ameniza sintomas típicos da variação hormonal: Menopausa, pós-menopausa e sintomas de TPM

Pilates-para-mulheres15

Esse item, é muito importante para a maioria das mulheres! Sofrer com a variação hormonal no corpo, em todas as fases da vida, seja na TPM, na Menopausa e na pós-menopausa, é extremamente “desconfortável”.

E o Método Pilates ajuda a aliviar os efeitos físicos e emocionais desses períodos. Isso acontece porque a prática aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, através do trabalho de respiração profunda.

O que libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar que age como um analgésico natural. Além de contribuir com todos os outros sintomas dessas fases.

 8. Tratamento e prevenção da incontinência urinária

Pilates-para-mulheres-10

A incontinência urinária, apesar de ser uma disfunção que pode ocorrer em ambos os sexos, tem prevalência em mulheres, principalmente mulheres de terceira idade.

Sendo assim, a prática de Pilates para mulheres com o fortalecimento dos músculos responsáveis por ‘segurar o xixi’, são comumente realizados pelo instrutor quando a aula é direcionada ao tratamento da patologia.

 9. Benefícios do Pilates para gestantes

Pilates-para-mulheres-3

Como dissemos, o Pilates traz benefícios para uma das épocas mais importantes para algumas mulheres: a gravidez.

São inúmeros benefícios que ele pode trazer, como trabalhar a respiração para ajudar na hora do parto, fortalecendo o assoalho pélvico que também ajuda na hora do parto, fortalecimento muscular para ajudar a suportar o peso do bebé, principalmente na coluna para não criar uma lombalgia durante a gestação….

E esses são só alguns, não conseguiríamos escrever aqui todos os seus benefícios, por isso aguarde um texto especial para falarmos de todos os benefícios na gestação!!

 10Aumento da autoestima

Pilates-para-mulheres1

Para finalizar, com a junção de diversos benefícios que citamos acima, podemos concluir que a mulher com certeza pode adquirir mais autoestima com a prática do Pilates! Ser mais saudável, ter o corpo e a mente unidos e buscando o aumento da qualidade de vida, ajuda diretamente no bem-estar interior da mulher.

Sentir-se bem é um dos objetivos do Pilates, e vamos combinar, não tem nada como se sentir ótima por dentro e por fora não é mesmo?

 Por fim…

Pilates-para-mulheres-5

Você mulher que já pratica deve estar pulando de alegria ao saber e lembrar em tudo que o Método Pilates pode ser benéfico na sua vida.

Já quem não pratica, apostamos que deve estar à procura do Studio mais perto.

Não dá para não fazer não é mesmo?

Esperamos que todas as pessoas, mas nesse caso direcionando para mulheres, aproveite cada um dos itens da lista para melhorar sua qualidade de vida!

Como dissemos em textos anteriores, os benefícios do Pilates são inúmeros para diversas áreas do corpo, aqui selecionamos o que achamos principais para as mulheres e esperamos que vocês tenham gostado.

Mas tem alguma coisa que esquecemos de colocar aí? Ou algum outro benefício que você mulher sente e quer adicionar?

Deixe aqui nos comentários!

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>