FLEXIBILIDADE--CAPA

10 dicas de flexibilidade que você precisa inserir na sua rotina!

A flexibilidade é uma qualidade física desejada por muitos que pode ser alcançada com a prática de atividade física.

Qualidade essa que perdemos ao longo da vida se não desenvolvermos com estímulos frequentes.

Muitos alunos desejam desenvolver a flexibilidade para poder executar da melhor forma possível os exercícios.

E apesar de parecer, não é difícil adquirir flexibilidade. Nessa matéria, vamos te mostrar 10 dicas de flexibilidade para você acrescentar na sua vida e transformar o seu corpo.

O Método Pilates é uma ótima modalidade para aqueles que querem aumentar a flexibilidade com o auxílio de uma série de exercícios.

Vale lembrar que a flexibilidade varia de pessoa para pessoa, além de ser influenciada por uma série de fatores como: sexo, atividades diárias, histórico médico, altura, postura, dentre outras coisas mais.

Mas eaí, curioso? Vem conhecer as nossas dicas!

1) Mude a Rotina

Flexibilidade---Rotina

Primeiramente nós precisamos achar o que está errado com o seu corpo para então podermos fazer os ajustes, certo?

Dessa forma, a falta de flexibilidade provavelmente vem de uma rotina onde não se estimula muito bem os músculos e articulações.

Seja por um trabalho inteiramente sentado, seja pela repetição de apenas algumas musculaturas, o fato é que precisamos estimular todas as áreas do corpo.

Nosso corpo não foi projetado para ficar na frente de um computador o dia todo, então uma dica simples e básica para ajudar nesse início é fazer caminhadas ao longo do dia.

Essa pequena atitude é extremamente eficaz e ajudará muito na flexibilidade do seu corpo.

2) Alongamento para Flexibilidade

Flexibilidade---Alongamento

Dentre todas as dicas, essa é provavelmente a mais conhecida, mas a que menos se pratica.

Os alongamentos são simples, como normalmente feitos em academias ou fisioterapias: estique o músculo e o segure de 10 a 30 segundos para expandi-los e assim aumentar a flexibilidade.

É importante alongar-se diariamente pois essa é uma prática que vai além das sessões de Pilates.

O tempo médio sugerido é entre 10 e 20 minutos de alongamentos com quatro repetições de cada grupo muscular.

Essa é a dica que trará resultados rapidamente. Teste e você verá!

3) Foco na Respiração

Flexibilidade---Respiração

Um dos mais importantes princípios do Pilates deve ser aplicado na busca pela flexibilidade.

Devemos inspirar profundamente e expirar completamente pois dessa forma nosso corpo tende a relaxar, tendo um maior alcance do movimento.

Ou seja, quanto maior o relaxamento, maior a nossa flexibilidade.

4) Relaxe a Mente

Flexibilidade---Relaxe-a-mente

Sabe aquela história de que nossa mente influencia muito nas ações do nosso corpo?

Então, o Pilates está aqui exatamente para nos ajudar a controlar nosso corpo através da mente, por isso o nome ‘’Contrologia’’.

Os exercícios oferecidos pelo Método ajuda a nos conhecermos melhor e trabalhar melhor nossas emoções, o que influencia diretamente no nosso corpo físico.

5) Aprecie o Momento

Flexbilidade---Relaxe-a-mente

Para controlarmos o nosso corpo, primeiramente precisamos ter o conhecimento do que ele está realizando.

Assim, é muito importante prestar atenção em todos os movimentos, se concentrar e controlar a ação do seu corpo.

A partir de então basta apreciar o momento que seu corpo está passando e alcançar a flexibilidade de forma plena e controlada.

6) Persistência

Flexibilidade---Persistência

Provavelmente esta dica vai parecer óbvia, mas é muito importante frisar que tudo o que fazemos na vida, não vamos sempre conseguir de primeira.

Dessa forma, não desanime caso sua flexibilidade não aumente na primeira sessão, ou na primeira aula.

Continue focando nos exercícios e nas dicas e você verá que os resultados virão.

Também é sempre importante lembrar que cada corpo funciona de uma maneira, portanto se o corpo de uma pessoa trabalha em certo ritmo, não significa que o seu seguirá o mesmo padrão.

Portanto força de vontade e persistência são as palavras chaves.

7) Faça os Movimentos Corretamente

Flexibilidade----Movimentos

Em qualquer série de exercícios, é preciso seguir as orientações corretamente para obtermos resultados, certo?

O Pilates funciona da mesma forma.

Faça os movimentos e os exercícios corretamente para que a eficácia seja maior e você alcance o foco principal que é uma maior flexibilidade no seu corpo.

8) Ouça o seu Corpo

Flexibilidade---Ouça-seu-corpo

Este é um ponto muito importante.

Como dito anteriormente, cada corpo funciona de uma maneira e em determinada velocidade, por isso fique de olho nos sinais que o seu está te dando.

Preste atenção em fatores como dores e rigidez.

Saiba o seu ritmo e atinja o seu nível de flexibilidade com consciência, sempre sabendo o limite do seu corpo, afinal não queremos causar nenhuma lesão, não é mesmo?

9) Hidrate-se

Flexibilidade---Hidrate-se

Essa é uma dica que talvez te surpreenda, mas é muito importante se manter hidratado.

Por que?

Bom, nosso corpo é composto principalmente de água e ela é essencial para a manutenção de nossos músculos.

Assim, para que a flexibilidade seja atingida de forma eficaz, precisamos que o corpo esteja hidratado, com líquidos saudáveis para funcionar de forma correta.

Lembre-se: água, água de coco e vitaminas são ótimas opções para manter o corpo hidratado.

Esqueça líquidos como refrigerantes e bebidas industrializadas em geral.

10) Relaxe

Flexibilidade---Relaxe

Relaxe!

Sim, mantenha seu corpo tranquilo pois não adianta forçarmos nosso corpo, mas sim, precisamos recuperá-lo de todos os esforços e cansaços do dia a dia.

Nunca sobrecarregue os músculos pois será bem difícil conseguir flexibilidade dessa forma.

Descanse e relaxe o seu corpo, e então aplique todas as dicas anteriores.

Concluindo…

Flexibilidade---Concluindo

Essas são algumas dicas de como podemos melhorar nossa flexibilidade no dia a dia.

Manter uma rotina de exercícios é essencial para atingir esse objetivo, e o Método Pilates é uma ótima alternativa.

No entanto, é importante lembrar que é necessário uma mudança de rotina e de comportamento para que o corpo mude junto com você.

Focar a mente em novas situações e inserir pequenas coisas no seu dia-a-dia como copos de água e caminhadas, fazem uma diferença  maior do que você pode imaginar.

E aí, prontos para ficarem mais flexíveis?

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2 thoughts on “10 dicas de flexibilidade que você precisa inserir na sua rotina!”

  1. Só pra evitar piadinhas maldosas, atentar pra item 9 onde, por equívoco ou por intromissão do corretor de texto, saiu “água de cocô”…

    Ótimas matérias sempre… parabéns!

  2. Olá Maria Lucia, tal erro já foi corrigido, agradecemos a sua atenção! Esperamos que tenha gostado da matéria :)

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