osteoporose

Você é muito nova para ter osteoporose

“Eu tenho 34 anos, 1,61m de altura, magra, sou fisicamente ativa e fui diagnosticada com osteoporose há 3 anos e fiquei muito assustada!”

Você também se assustou?

Essa história é muito comum, embora a grande maioria das pessoas acredite que a osteopenia ou a osteoporose atinge somente idosos. Mas isso não é verdade. Constituição física e hereditariedade são fatores que podem levar à um diagnóstico positivo. Se houver na sua família histórico de osteoporose, você deverá ter mais atenção à maneira como se movimenta no dia-a-dia e com a escolha dos seus exercícios físicos.

Um dos mais arriscados movimentos para a osteopenia ou osteoporose é a flexão da coluna (dobrar ou arredondar a coluna para a frente) que coloca uma pressão desnecessária na parte da frente das vértebras (região anterior do corpo vertebral), o local mais suscetível a fraturas na coluna vertebral. Para evitar este movimento é importante manter a coluna ereta e praticar a “dobradiça” das articulações do quadril (ou a dissociação do quadril). Aprenda com o vídeo:

Ao praticar regularmente a dobradiça do quadril você terá mais facilidade de incorporar este movimento nas suas atividades diárias e no seu programa de exercícios.

Ter uma postura adequada é o mais importante para as pessoas que possuem perda óssea. As atividades diárias envolvem movimentos de abaixar, alcançar e erguer. Manter a coluna alongada e utilizar a dobradiça do quadril devem ser o seu principal objetivo.

CONFIRA AS NOSSAS DICAS POSTURAIS PARA AS ATIVIDADES DIÁRIAS

1. ERGUER OBJETOS DO CHÃO: Posicione seus pés na largura dos seus ombros. Mantenha seus joelhos alinhados com a ponta dos pés enquanto você se agacha para erguer o objeto. Use a dobradiça do quadril, permaneça com o peito aberto, ombros levemente para trás e longe das orelhas. Traga o objeto para perto do seu corpo, mantenha sua coluna alongada e levante-se sem arredondar as costas.

foto-1

foto-2

2. RETIRAR AS COMPRAS DO PORTA-MALAS: Mantenha sua coluna alongada, ombros levemente para trás, longe das orelhas e joelhos flexionados. Faça a dobradiça do quadril em vez de arredondar as costas ao alcançar a sacola. Traga o objeto para perto do seu corpo e se possível carregue uma sacola de cada vez.

foto-3

foto-4

3. ESCOVAR OS DENTES OU LAVAR O ROSTO: Mantenha sua coluna alongada, ombros levemente para trás, longe das orelhas e joelhos levemente flexionados. Faça a dobradiça do quadril em vez de arredondar o tronco sobre a pia.

foto-5

foto-6

4. NA COZINHA AO UTILIZAR O FORNO: Mantenha sua coluna alongada, ombros para trás e joelhos levemente flexionados. Faça a dobradiça do quadril em vez de arredondar o tronco sobre a porta do forno. Deslize a forma na grade do forno ao colocá-la ou retirá-la.

foto-7-copia

foto-8

5. LAVAR A LOUÇA E PASSAR A ROUPA: Abra a porta debaixo da pia para que você apoie um de seus pés no gabinete ou utilize um apoio para os pés. Aproxime-se da pia ou do tanque fazendo a dobradiça do quadril em vez de arredondar o tronco. Ajuste a altura da mesa de passar roupa para não se inclinar.

foto-9

foto-10

6. ARRUMAR A CAMA: Mantenha sua coluna alongada, ombros para trás e joelhos levemente flexionados. Encoste levemente os joelhos na cama como apoio.

foto-11-copia

foto-12-copia

CARINA NERY SUBIRES
CREF 16519G/SP
Proprietária e Responsável Técnica da Biotipo Pilates
Instrutora de Pilates Certificada PMA
Instrutora do Método BuffBones e Garuda
Rolfing Integração Estrutural e Rolf Movement

CARLA OLIVA
Educadora Física (USJT-Brasil)
Instrutora e Educadora do Método BuffBones (EUA e Brasil)
Proprietária da BeFitForHealth

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Você é muito nova para ter osteoporose”

  1. Nem sempre prestamo atenção na postura e acabamos sentindo dores ou evoluindo para um caso mais sério, ótimas dicas da matéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>