corpo e mente

Pilates: A conexão entre corpo e mente

Todos sabemos que a prática de atividades físicas faz bem ao corpo e a mente. Quando decidimos sair do sedentarismo e embarcar em novos hábitos para saúde, estimula-se não apenas a parte física, mas também mental. Alguns exercícios específicos, como os realizados no Pilates, tem o poder de proporcionar efeitos positivos ao cérebro.

Um dos primeiros benefícios que podem ser observados é o aumento de concentração, pois para realizar cada movimento do método é preciso manter-se atento para controlar o corpo. Ao evoluir na prática, o cérebro passa a trabalhar o corpo e a mente constantemente.

Há um estímulo na concentração durante todas as aulas, sem ela não conseguimos evoluir em nenhum exercício. Como consequência disso, desempenhamos as tarefas do dia a dia com mais atenção, porque no Pilates, aprende-se a acalmar a agitação mental.

Devido a rotina, algumas pessoas começam a observar a perda de memória de curto prazo – esquecimento de datas, eventos importantes ou até mesmo onde colocou o carro no estacionamento. Seria culpa da idade ou da morte dos neurônios? Nenhum dos dois! Todos os neurônios que morrem se regeneram, esse esquecimento é devido a redução das conexões entre os neurônios.

Este esquecimento se dá por uma simples razão: a falta de uso. Assim como um músculo que se atrofia, a mente também para de realizar ligações. As neurotrofinas são moléculas que realizam as ligações neurais, além de produzirem e secretarem as células nervosas e atuarem como alimento para se manterem saudáveis. Quanto mais ativas, mais neurotrofinas são produzidas, gerando mais conexões entre locais distintos do cérebro. E como podemos ativá-las? Uma atividade que fuja da rotina e exija constante atenção, como o Pilates, por exemplo, faz com que o cérebro se torne mais flexível, ágil, liberando mais neurotrofinas e aumentando a capacidade de memória.

Com a nossa rotina, inúmeros fatores contribuem para o surgimento do estresse, nessa condição os hormônios acabam gerando tensões musculares, resultando em músculos tensionados e quadros dolorosos de espasmos. O Pilates é uma técnica de exercícios que estimula físico e a mente, sem gerar desgaste e nem monotonia, pois o repertório conta com exercícios que possibilitam inúmeras variações. Além disso, o trabalho de respiração realizado nas aulas favorece no relaxamento, reduzindo assim o estresse do dia a dia.

 

Patricia Bueno
CREF 059736-G/SP

 

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