funcional no plank

Pilates com treinamento funcional no PLANK

Pensando em atender as necessidades do mercado hoje, o PLANK, desenvolvido pela Metalife e com metodologia do grupo VOLL Pilates, é um equipamento leve, de fácil transporte e com múltiplas possibilidades de uso.

Com um sistema de “tensão Opposing”, que possibilita a realização de centenas de exercícios. A ideia é fazer com que o cliente tenha a cada dia novas possibilidades para exercitar o maior número de fibras musculares possíveis. O equipamento pode ser utilizado para executar qualquer nível de exercício e tem ajustes que permitem atender as mais diversas necessidades, com quatro níveis de resistência.

Um dos possíveis usos do PLANK é o trabalho com uma aproximação contemporânea ao Pilates, já que o método foi a base para a criação das séries desenvolvidas pelos instrutores da VOLL. O equipamento pode servir para aulas personalizadas e individualizadas, atendimentos fisioterápicos, patologias na coluna e gestantes.

Com um mercado fitness cada vez exigindo mais dos profissionais da área, seja por produtos ou serviços, o PLANK certamente será um diferencial para aqueles que tiverem o equipamento. A metodologia busca desenvolver qualidade na execução dos exercícios, com total segurança para os praticantes e fazendo com que o instrutor conquiste ainda mais alunos!

Aliando o Pilates e treinamento funcional no PLANK

A técnica funcional é baseada na estimulação do corpo para que sejam melhoradas as condições tanto do sistema musculoesquelético quanto de sistemas independentes dele. Os benefícios do método começaram a ser aplicados na reabilitação e, com o sucesso da técnica, também foram desenvolvidos programas para uma otimização do desempenho de atletas e condicionamento físico, para minimizar possíveis lesões. Treinar funcionalidade para atividades diárias é de grande importância para evitar desequilíbrios, disfunções e lesões. E cada dia mais o treinamento funcional vem sendo inserido no Pilates.

Há diversas maneiras de aliar as duas práticas, e a mais recente delas é com o PLANK. Hoje vamos falar sobre isso aqui. Keyner Luiz (CREFITO 97287-F), fisioterapeuta e um dos instrutores que desenvolveu a metodologia para o aparelho, buscou unir as técnicas do Pilates e do treinamento funcional. Como o treinamento funcional realiza um trabalho integrado e com alguns padrões de movimento (puxar, empurrar, agachar, etc.), é possível aliá-lo ao Pilates, que também é um método que exercita o corpo como um todo.

O fisioterapeuta disse pra gente o que acha do equipamento: “Para mim é um aparelho bem legal que aumenta bastante as possibilidades de exercícios dentro do nosso estúdio, e a gente até consegue levar o PLANK para trabalhar com a pessoa dentro da casa dela.”.

Dicas de exercícios

Agora vamos conferir alguns exercícios que o Keyner preparou e que podem ser realizados no PLANK.

Os movimentos que ele realiza são feitos sem trocar os elásticos de posição, mas essa troca é fácil e rápida de ser feita.

Outra dica do instrutor é colocar uma base instável em cima do PLANK, para criar mais uma variação de exercício.

plank funcional 2

A sequência de exercícios desenvolvida por Keyner inicia com o padrão de empurrar no treinamento funcional (IMAGEM 1) e depois o padrão de agachamento (IMAGEM 2).

Após isso, o instrutor segue com adaptações de exercícios do Pilates, como o Hundred. (IMAGEM 3) e o Single Leg Switch (IMAGEM 4), por exemplo.

O último exercício é realizado com a superfície instável que foi sugerida no começo e assim fazer uma ponte – o que também trabalha com os membros superiores. (IMAGEM 5)

 

Fisioterapeuta Keyner Luiz 
CREFITO 97287-F
Treinador Voll Pilates Group

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Pilates com treinamento funcional no PLANK”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>