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Exercícios de Pilates que auxiliam no emagrecimento

Como já sabemos, o Pilates melhora a consciência corporal, a disposição e a postura, fortalece e estabiliza as articulações, o que pode estimular o praticante a mudar seus hábitos e associar o Pilates a outras atividades, como caminhada ou corrida, por exemplo. Mas você sabia que o método também pode auxiliar no aumento do gasto calórico do corpo?

Os exercícios de Pilates promovem o aumento da massa muscular, aceleram o metabolismo e, por consequência, fazem com que o gasto energético seja maior mesmo em repouso, favorecendo o emagrecimento.

Vamos conferir alguns exercícios que podem auxiliar nisso?

Exercícios com acessórios

O método Pilates possibilita adaptações com acessórios facilitando ou dificultando os exercícios clássicos, o que promove melhor rendimento e satisfação nas aulas de Pilates.

1.Scooter

Passo 1 – Em pé – com um dos pés no chão e o outro na bola – e de costas, coloque a  flex band embaixo do pé de apoio e segure as pontas com as mãos.

Passo 2 – Prepare o movimento inspirando, expire flexionando os joelhos e quadril e eleve os braços até a linha dos ombros, puxando a flex band. Inspira, expira e retorne a posição inicial.

Faça de 5 a 10 repetições em cada perna.

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2.Concha (adaptação do clássico leg pull front)

Passo 1 – Apoie as mãos no chão e as pernas em cima da bola

Passo 2 – Inspire, prepare o movimento, expire e flexione joelhos e quadril.

Faça 10 repetições.

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3.Swan

Passo 1 – Deitado em decúbito ventral em cima da bola, com pés apoiados firmemente no chão e a flex band nas mãos.

Passo 2 – Inspira, prepara, expira, estenda a coluna e braços acima da cabeça afastando a flex band na linha das orelhas (para facilitar, ela pode ser afastada na linha dos ombros, 90º do corpo).

Faça 10 repetições

Variação: Estabilize em cima inspirando e solte o ar afastando o flex band pelas laterais.

Faça 5 repetições cada lado

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4.Side Kick

Passo 1 – Deite em decúbito lateral na bola e segure as pontas da flex band com as mãos;

Passo 2 – Inspire e na expiração afaste a perna e o braço de cima.

Faça 10 repetições cada lado

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5.Bridge

Passo 1 – Deitado em decúbito dorsal, com pés apoiados em cima da bola e a flex band sobre o quadril

Passo 2 – Inspira, prepara, expira, levante o quadril e articule a coluna vertebral. A flex band deve estar presa pelos braços. Inspire parado em cima, desça articulando e soltando o ar.

Faça 10 repetições

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6.Teaser

Passo 1 – Posição inicial em decúbito dorsal, com os pés apoiados na bola e flex band nas mãos.

Passo 2 – Inspire na preparação, expire flexionando o tronco, estenda as pernas empurrando a bola e afastando a flex band.

Faça 10 repetições

Variação: Estabilize em cima inspirando e solte o ar afastando a flex band pelas laterais.

Faça 5 repetições cada lado

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Patricia Bueno
CREF 059736-G/SP

 

O que você achou dos exercícios? Que tal tentar aplicar nas suas aulas de Pilates?

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