51uhrz4uokjdr6bt9

Dicas de Pilates para vestibulandos

O último ano do ensino médio vem acompanhado da grande dúvida: o que eu vou fazer? Qual faculdade eu devo cursar? Tudo isso somado a cobranças pessoais e familiares. É sem dúvida um período de grande estresse.  E para vencer esta etapa soma-se uma jornada de várias horas diárias de estudo, com grande acúmulo de atividades. É preciso decorar fórmulas, revisar livros, fazer redações. Enfim, às vezes parece que precisaríamos de mais horas por dia. Tudo isso tendo que ser conciliado com a vida social, com a família, os amigos, a namorada. Tanta dedicação faz a maioria dos alunos se esquecer do cuidado com a saúde. É muito comum nesta fase surgirem sintomas como a ansiedade, o nervosismo, fadiga, dores pelo corpo, dores de cabeça e até distúrbios gastrintestinais, como gastrite e a diarreia.

Sendo assim, são necessários alguns cuidados importantes:

Cuidados posturais: Na hora de estudar é preciso escolher um local calmo e confortável. E estar atento à postura. A dica é sentar-se adequadamente, na parte posterior do assento, sobre os ísquios, utilizar o encosto da cadeira para apoiar as costas, o pé deve estar apoiado, numa superfície estável (vale colocar algumas apostilas no chão para apoiá-lo).

Intervalos de descanso: Parar um pequeno período de tempo, a cada hora de estudo, é uma alternativa que promove o relaxamento, tanto físico, como mental. Neste espaço de tempo o estudante pode aproveitar para levantar-se, espreguiçar-se e até realizar alongamentos musculares.

Trabalho respiratório: Para a realização destes exercícios é preciso apenas respirar de maneira calma e profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca, procurando também relaxar toda a musculatura das costas, do pescoço, face, pernas e braços. Esta atividade gera uma sensação de bem estar e tranquilidade, relaxa tanto a mente como o corpo. E ainda melhora a oxigenação do cérebro, peça fundamental na hora do estudo.

Uma ferramenta importante para conseguir por em prática todas estas dicas e melhorar a consciência corporal e a qualidade de vida nesta fase é o Pilates. O Pilates está entre as atividades mais completas. Por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, associados à respiração, há uma melhora da postura, com o comando do que chamamos de powerhouse (centro de força). O vestibulando que pratica Pilates vai apresentar uma maior resistência física para suportar as horas contínuas de estudo.

É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer, por isso aproveite as dicas! E boa sorte!

Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta
Crefito 3/49373-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>