pilates trabalho de parto

Pilates e o trabalho de parto

É muito comum que as gestantes perguntem se, além dos benefícios da prática do Pilates na gravidez, o método também é bom para o trabalho de parto. A resposta é SIM!

O método adaptado para o período gestacional ajuda – e muito – durante o trabalho de parto. São três pontos principais que precisamos citar para poder entender esses benefícios:

• Consciência corporal;
• Consciência perineal;
• Respiração.

É através dessas três que conseguimos bloquear a tríade medo, tensão muscular e dor, que ocorre em cerca de 90% das gestantes.

O trabalho de consciência corporal e perineal é muito presente nas aulas de Pilates. Ao mover o corpo e a pelve de maneira consciente, a gestante consegue aumentar a percepção de relaxamento de todo corpo, inclusive do assoalho pélvico. É importante destacar que não adianta apenas um assoalho pélvico forte, é necessário também que este mantenha as suas capacidades de estiramento e relaxamento, e alguns exercícios são voltados exatamente para isso.

Sabendo relaxar e contrair a musculatura do assoalho pélvico de forma correta e consciente, a futura mamãe tem um papel realmente ativo na fase expulsiva do trabalho de parto. A importância de aplicar a força correta e trabalhar o relaxamento acabam fazendo que essa momento do parto seja mais rápido, e consequentemente diminua o período de dor.

A respiração durante o trabalho de parto

Mãe e bebê necessitam de uma boa oxigenação. Durante o trabalho de parto agrava-se o conflito entre respiração desordenada e consumo do ar.

Ao respirar plenamente permitimos que o sangue, rico em oxigênio, recarregue os músculos que estão trabalhando. Quando expiramos profundamente, o corpo libera resíduos e substâncias químicas prejudiciais.

A prática da respiração adequada ajuda a evitar tensões e permite uma concentração na manutenção dos movimentos corretos, tanto nas aulas quanto no trabalho de parto. O exercício respiratório é um excelente recurso para diminuição do nervosismo consequente do momento.

 

Ana Regina Nogueira
CREFITO-3 163265/F
Fisioterapeuta e idealizadora da Umana Pilates – para o corpo gestante

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>