tq8b

Pilates e podoposturologia no alinhamento corporal e alívio de dores

A casa onde vivemos, que é o nosso corpo, precisa ter uma boa base para sustentar todo o restante, assim como um alicerce precisa ser bem feito e estruturado para não ter futuras rachaduras, colocando em risco toda a casa.

No Pilates sabemos a importância da avaliação postural para início de um tratamento adequado, visando atingir os objetivos de cada aluno, identificando as alterações posturais e as patologias, para traçar um tratamento eficaz e adequar os exercícios para cada caso.

Nas aulas de Pilates trabalhamos os pés com movimentos de liberação das articulações, alongamentos, fortalecimentos, propriocepção (é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais) e relaxamento com massagem com bolinha de tênis. Muitos alunos queixam-se de dores nos pés. Muitas dores surgem pela má distribuição do peso sobre a planta dos pés e pelo acúmulo de tensões em certos pontos, podendo ocasionar a compressão de nervos, como no caso do Neuroma de Norton, inflamação da fáscia plantar, mais conhecido como fasceíte plantar, esporão de calcâneo, entre outras patologias.

Observando os pés dos alunos durante as avaliações, e durante as aulas, é possível perceber a necessidade de complementar o tratamento de Pilates com o uso de palmilhas ortopédicas através da Podoposturologia.

Mas o que é Podoposturologia? É o campo da Fisioterapia que estuda as alterações posturais por meio da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico com a prescrição de palmilhas posturais e mecânicas termomoldadas. São utilizadas para auxiliar na correção postural e no equilíbrio. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Corrige vícios posturais, em uma espécie de “alinhamento e balanceamento” do corpo. Os desequilíbrios que comprometem a saúde, tanto de atletas quanto de pessoas que não costumam fazer exercícios físicos. A técnica previne e trata, não apenas os sintomas das doenças relacionadas à postura, mas tudo aquilo que origina a desregulação da posição espacial do corpo (Biomecânica).  Nosso corpo têm quatro entradas sensório-motoras que podem alterar a regulação postural: os olhos, os ouvidos, a oclusão dentária e os pés.

A pisada pode refletir problemas decorrentes desse desequilíbrio, bem como determinar algumas disfunções no sistema postural. Alterações no equilíbrio comprometem, não só a base do corpo: região lombar, o quadril, os joelhos, os tornozelos e os pés, mas o corpo como um todo. Depois de fazer todas as avaliações, trabalhamos a correção da pisada. A palmilha reeduca a postura. No próprio teste, adaptamos os elementos responsáveis pela correção nos locais indicados, fabricando uma palmilha personalizada e feita de acordo com as alterações específicas observadas na avaliação.

Problemas posturais são progressivos. Uma palmilha personalizada, feita para suas alterações posturais, com acompanhamento de um especialista para verificar a evolução, exercícios regulares de Pilates com objetivo de trabalhar o corpo como um todo, alongando e fortalecendo os músculos, e um trabalho de equilíbrio e propriocepção adequados podem corrigir o problema e livrá-lo da dor.

Para conhecer mais sobre exercícios de fortalecimento e relaxamento dos pés acesse:http://revistapilates.com.br/2016/04/20/exercicios-para-relaxamento-e-fortalecimento-dos-pes/ e como obter uma boa postura com Pilates: http://revistapilates.com.br/2016/04/13/conquiste-uma-boa-postura-fazendo-pilates/

Caroline Van Der Laan
CREFITO 11/ nº 106717-F

Fisioterapeuta, especialista em Terapias Manuais e Podoposturologia.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

3 thoughts on “Pilates e podoposturologia no alinhamento corporal e alívio de dores”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>