712f

Conheça o Total barre e como aplicar no seu estúdio

Já pensou em fazer uma aula que mistura Pilates, Ballet e Fitness? O TOTAL BARRE integra todas essas modalidades em uma aula dinâmica e divertida ao som de músicas contagiantes!

A barra permite trabalhar desde exercícios do fitness como agachamento, afundo e flexão de braços, até os movimentos básicos do ballet, como plié, relevé e o grand battement.

Os princípios básicos do TOTAL BARRE foram adaptados dos 5 princípios básicos da STOTT PILATES, que são a base de uma boa biomecânica e consciência corporal, agregando o sexto princípio, voltado para as necessidades da aula.

Os princípios são:

1 – Respiração;

2 – Posicionamento da Pelve;

3 – Posicionamento da Caixa Torácica;

4 – Estabilização e Movimentação da Cintura Escapular;

5 – Posicionamento da Cabeça e da Coluna Cervical;

6 – Posicionamento do Quadril, Joelho, Tornozelo e Pé.

A aula é dividida em 11 seguimentos que têm objetivos diferentes. Através deles você vai trabalhar o corpo todo sem sobrecarregar as articulações. Por exemplo, os seguimentos 1 e 2 são aquecimentos para a coluna e membros inferiores;  os seguimentos 3 (membros inferiores), 4 (membros superiores, parte anterior), 5 (membros superiores, parte posterior) e 6 (abdução e extensão de quadril) são os “workouts” de grupos musculares diferentes; os seguimentos 7 (cardio legs) e 8  (abdominais em pé) são “workouts” para aumentar a frequência cardíaca; o seguimento 9 trabalha panturrilha, quadríceps e adutores; o seguimento 10 é o trabalho de solo que envolve abdominais, costas e braços e finalmente a volta à calma no seguimento 11.

Claro que nas primeiras aulas você não vai aplicar todas as coreografias de uma vez, alguns “workouts” são muito intensos para iniciar logo de cara. Aos poucos os alunos vão se familiarizando com as músicas e as coreografias, e aumentarão o condicionamento físico e você percebe o momento certo de acrescentar mais uma sequência. Tendo o objetivo de cada seguimento bem definido você poderá criar novas coreografias e trocar as músicas para manter seus alunos motivados. Acessórios das aulas de Pilates podem ser incorporados para aumentar o desafio e a resistência dos exercícios, em alguns momentos também servirão para auxiliar aquele seu aluno que não tem um bom alinhamento de tornozelo ou joelho por exemplo.

O TOTAL BARRE é uma ótima alternativa para agregar ao seu estúdio, com apenas uma pequena barra móvel ou fixa na sua parede, você atrairá mais clientes e atingirá um objetivo que muitos desejam, que é queimar calorias e se divertir ao mesmo tempo. Praticar atividades aeróbicas é uma tortura para muitas pessoas, mas é necessário para o sistema cardiorrespiratório. Sabemos que o Pilates não tem um gasto energético muito grande, então a junção das duas atividades é perfeita para seu cliente!

Tenho alunas que fazem Pilates comigo há muitos anos e adoram o ambiente do estúdio, mas elas queriam um algo a mais para agregar aos treinos. Apesar de ter 2 esteiras para uso livre do alunos, nem todo mundo fazia e a desculpa era sempre a mesma: esteira é muito chato! Resolvi convidar a treinadora do TOTAL BARRE, Melina Caleffi, para dar uma aula para saber o que minha alunas iriam achar da aula antes que eu fizesse o curso.

Resultado: foi um sucesso e elas já saíram da aula me perguntado quando iriam começar as aulas! Fiz o curso e implantei no estúdio. Ofereci uma semana gratuita para que outras alunas pudessem conhecer. Já iniciei a semana seguinte com turmas cheias e muitas aulas experimentais agendadas. Muita gente tem vindo ao estúdio fazer o TOTAL BARRE e acaba fechando o PILATES também. Acredito que ter essa aula ajuda o estúdio a atrair pessoas que têm uma certa barreira com o Pilates, achando que é chato e você acaba encantando o cliente com o seu ambiente que oferece duas aulas tão legais e que se complementam.

Fernanda Avancini
Educadora Fisíca (O97351-G/SP), instrutora de Pilates, ZEN.GA e TOTAL BARRE (certificação internacional STOTT PILATES)

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Conheça o Total barre e como aplicar no seu estúdio”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>