kf4

Funcionalidade da coluna lombar

Hoje vamos falar de uma articulação que está entre as de maior queixa de dor, relacionada a alterações estruturais ou lesões.

Podemos dizer que a coluna vertebral envolve componente estrutural (ósseo), componente dinâmico (músculos, ligamentos e disco intervertebral) e componente neural (medula e nervos). A integração entre estes componentes é capaz de gerar estabilidade e movimento a esta articulação através da manutenção da lordose fisiológica e sua capacidade de movimentos em diferentes planos.

A coluna lombar realiza movimento no plano sagital (flexão e extensão), plano frontal (flexão lateral) e plano transversal (rotações).

Responsável por gerar estabilidade e mobilidade, a coluna lombar tem função primordial de gerar estabilidade e a partir de então proporcionar movimento através de uma base estável que deverá se anteceder a qualquer movimento através do controle neuromuscular.

Alterações estruturais podem levar a retificação da coluna lombar, hiperlordose e escoliose, alterando assim a capacidade funcional desta articulação e consequentemente fazendo com que outras articulações trabalhem mais em casos de hipomobilidade da coluna lombar ou trabalhe menos em casos de hipermobilidade, como mecanismo de compensação.

As lesões mais frequentes nesta articulação são as hérnias de disco, osteófitos, espondilolise e espondilolistese, que também poderão influenciar na capacidade funcional da coluna lombar, assim como em outras articulações como quadril, joelho e tornozelo, devido as lesões que comprimem as raízes nervosas lombares.

A coluna lombar está envolvida em todos os padrões fundamentais de movimento (puxar, empurrar, agachar, avançar, girar). Além disso ela é importante no momento de dormir (imagem 1), sentar (imagem 2) e permanecer em pé (imagem 3).

1

Os travesseiros para apoio devem ser usados em casos extremos onde o individuo não é capaz de realizar a manutenção da postura devido a dor. O ideal é que o individuo mantenha as curvaturas da coluna na posição de barriga para cima e posição lateral, exceto na posição de barriga para baixo (o ideal é usar o travesseiro).

2

3

É possível perceber o quanto está articulação é importante e o quanto profissionais de Educação física e fisioterapia devem dar atenção a ela. Não é por menos que a maioria das dores e lesões são na coluna lombar. Muitas vezes devido a sobrecarga articular (levando a lesão), posicionamento incorreto e padrões de movimento alterados (levando a desequilíbrios musculares).

O papel do profissional é proporcionar movimento com qualidade em todos os planos de movimento, preparando o indivíduo para as atividades do dia a dia e atividades desportivas.

A funcionalidade da coluna lombar também é importante para o funcionamento dos órgãos vitais, como o intestino, que pode ser causador de dor lombar por alterações patológicas, devido sua inervação proveniente de raízes nervosas lombares e influência dos trilhos miofasciais.

Considerações finais

Profissionais que trabalham com o movimento tem a importante função de orientar seus alunos/pacientes quanto ao conhecimento de seu próprio corpo, como explorá-lo e usá-lo a seu favor de forma correta e segura.

Andréia Souza
Fisioterapeuta, Instrutora de Pilates e Treinamento Funcional no Studio Stylo Beach Pilates em Florianópolis.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>