mowq

Pilates para atletas de hipismo

Atualmente o método Pilates vem sendo incorporado à rotina de vários atletas, inclusive os de nível profissional. Os benefícios que o método oferece somam para melhorar o condicionamento físico e a performance desse atleta.

O Hipismo é uma atividade esportiva que exige um grande trabalho muscular, além de força, equilíbrio, coordenação, postura e um bom condicionamento físico para suportar horas de treinamento. O Hipismo é a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem juntos em condições de igualdade.

É comum entre os cavaleiros e amazonas relatos de dores lombares, cervicais, no ombro e fadiga muscular em geral. Logo, tanto para manutenção do desempenho, como para reduzir os riscos de lesões decorrentes da prática do esporte é imprescindível um treinamento inteligente e equilibrado do corpo como um todo. Aí entra o Pilates.

O Pilates vem como um aliado importante na preparação do atleta, pois o método oferece benefícios importantes para refinar todo o trabalho. É necessário desenvolver uma maior consciência corporal do cavaleiro/amazona, para que esse tenha conhecimento dos grupos musculares mais solicitados, assim como a percepção de todo o resto do corpo.

Uma boa postura faz toda diferença tanto para o cavalo quanto para o cavaleiro/amazona, pois ajuda a manter o peso do corpo melhor distribuído mesmo quando o cavalo está em movimento. Daí a importância de se trabalhar muito músculos profundos do abdome, estabilizadores do tronco (powerhouse) e músculos posturais (estáticos e dinâmicos).

Trabalhar a flexiblidadeforça e resistência muscular de todo o corpo melhora a capacidade de executar todo o treino sem fadigas e evita lesões. A melhora da mobilidade da coluna e articular é de extrema importância, visto que temos 24 vértebras na coluna, que precisam se mover constantemente para permitir absorção dos impactos gerados pelo movimento do cavalo. Ademais, temos a melhora na mobillidade pélvica (movimeto de báscula da pelve) que é de extrema importância durante o calope, trote e saltos. Trabalhar o equilíbrio dinâmico para evitar quedas, trabalhar a respiração e a concentração também é necessário.

Sendo assim, o Pilates com seu imenso repertório de execícios (Mat e aparelhos) supre todas as necessidades do atleta de hipismo para obter sucesso nas pistas. Escolha um bom profissional e conheça tudo que o Pilates pode oferecer.

Nina Paula Pereira Oliveira
Fisioterapeuta -  CREFITO 11: 146.228 – F
Especialista no Método Pilates Clássico e Científico

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>