s29

Posicionamento da coluna cervical e da cabeça no Pilates

A coluna cervical deve sustentar sua curvatura natural e o crânio deve ficar equilibrado diretamente em cima dos ombros na posição sentado ou em pé. Esta posição também deve ser mantida em decúbito dorsal (deitado de barriga para cima).

Alguns alunos apresentam cenários posturais como uma cifose (hiperflexão da coluna torácica) ou uma anteriorização da cabeça. Nestes casos, o ideal seria utilizar apoios na cabeça para encontrar a posição neutra e manter a musculatura do pescoço e ombros relaxados deste a posição inicial dos movimentos.

O Pilates tem um vasto repertório onde utilizamos a flexão do tronco, por isso é muito importante os exercícios educativos no início das aulas, para lembrar aos nossos alunos o caminho que o corpo vai percorrer para chegar à posição desejada.

A posição da cabeça está intimamente ligada à direção do olhar, isto é, a direção do seu olhar pode influenciar no bom posicionamento da coluna cervical e cabeça. A cabeça deve acompanhar os movimentos que a coluna torácica faz, seja na flexão, rotação, extensão ou flexão lateral da coluna.

Quando flexionamos a coluna o movimento inicia com a direção do olhar, que chamamos no Método Contemporâneo de “Aceno da cabeça”, que nada mais é que a flexão crânio vertebral, um alongamento da porção posterior do pescoço para longe dos ombros, deixando espaço suficiente entre o queixo e o peito como se fosse segurar um punho. Após o aceno iniciamos ao deslize da caixa torácica em direção à pelve com a contração dos abdominais onde o foco do olhar deve estar na altura dos joelhos.

Quando realizamos as extensões de coluna, como por exemplo a preparação do nado peito, fazemos um pequeno movimento com a cervical como se fosse um aceno ao contrário e em seguida ativamos os extensores da coluna para flutuar em especial a torácica superior, onde o foco deve estar ligeiramente a frente do colchonete.

Já nos exercícios sentados ou em pé, o foco do olhar deve permanecer em uma altura constante para evitar flexão ou extensão desnecessária da coluna cervical.

Veremos abaixo alguns exemplos de movimentos corretos e incorretos:

Alinhamento neutro1 Retificação da cervical2Hiperextensão da cervical3

Alinhamento correto na flexão da coluna

4

Alinhamento incorreto: Hiperextensão da cervical

5

Alinhamento correto na extensão da coluna

6

Alinhamento incorreto na extensão da coluna

7

Ensine corretamente estes movimentos no início das aulas, assim seu aluno estará pronto para incorporá-los nos exercícios da parte principal, evitando dores e desconfortos na coluna cervical. Boa aula!

Profª Esp. Marcela Piston
Full Certification Stott Pilates
Coordenadora Técnica Pilates Institute South America
Coordenadora Showa Pilates+Funcional

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Posicionamento da coluna cervical e da cabeça no Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>