2fm

Complemente os treinos de musculação com Pilates

Ao contrário do que muitos pensam, essas duas modalidades de exercício não substituem uma a outra e, sim, são complementares. Cada uma delas dentro de sua especificidade são grandes aliadas para a saúde muscular e o equilíbrio corporal.

Ao longo de 10 anos de trabalho, tenho alunos que praticam de forma regular e alternada  as duas atividades e colhem os beneficios que ambas oferecem.

A musculação não nos oferece apenas um trabalho de força e hipertrofia como enfatizam muitas matérias publicadas na internet. Um profissional competente e experiente é capaz de prescrever um programa de treinamento individualizado que atenda a necessidade de cada aluno, realizando não só o trabalho de força, mas também de resistência, potência, flexibilidade e coordenação. Vale lembrar que além do beneficio para o sistema musculo esquelético no ponto de vista cardiológico a musculação pode ser realizada com um alto grau de segurança, pois a frequência cardíaca não atinge graus tão elevados e a pressão diastólica um pouco mais alta garante maior oferta de sangue ao músculo cardíaco.

O método Pilates, antes denominado Contrologia, tem o seu pilar baseado em seis princípios fundamentais: Respiração, Centro de Força (Powerhouse), Concentração, Controle, Fluidez e Precisão. Seu programa envolve um condicionamento físico e mental, tendo como objetivo desenvolvimento da resistência, flexibilidade muscular e restauração da mobilidade articular através da integração do movimento. É possível que durante uma aula de Pilates o praticante explore amplitudes de movimentos em graus variados  e ao mesmo tempo tenha a sua atenção voltada para a musculatura profunda, como o assoalho pélvico, transverso do abdome, multifídios e todos os pequenos músculos que envolvem as articulações vertebrais. Além dos benefícios para o sistema musculoesquelético, quem pratica o método Pilates tem um aumento da sua consciência e estabilidade corporal e, como consequência, um melhor alinhamento postural.

Portanto, Pilates e Musculação formam uma excelente  parceria, e quando praticados de forma alternada e devidamente orientada traz benefícios para os múltiplos sistemas do corpo.

Michele Menezes
Fisioterapeuta
Crefito 2 9736-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Complemente os treinos de musculação com Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>