nafd

Conquiste uma boa postura fazendo Pilates

O modo de ser de um homem é reflexo da sua atitude com respeito à vida. As tensões acompanhadas de uma má postura são efeitos de uma pessoa que não se sustenta bem. Podemos atribuir um pouco desses desalinhamentos a nossa vida moderna, que vem acompanhada de muita correria. Muitas vezes não observamos que estamos nos deformando e colocando nossa postura em risco. Hábitos sedentários, equipamentos utilizados no trabalho, ou até mesmo em casa, que são ergonomicamente inadequados, falta de consciência corporal, fraqueza muscular, encurtamentos musculares e dores podem ser responsáveis pelos desalinhamentos posturais. Uma postura defeituosa é qualquer posição que aumente o estresse sobre as articulações. Se as articulações forem rígidas ou demasiadamente móveis, ou os músculos forem fracos ou encurtados, a postura dificilmente será alterada para o alinhamento correto e o resultado pode ser alguma patologia (doença). O alinhamento postural ideal é associado a uma posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação e consequentemente movimentos livres de dores.

O método Pilates é atualmente muito conhecido por todo o mundo. O método foi criado por Joseph Pilates com o intuito de ter grandes resultados com relação à postura corporal, utilizando de forma uniforme a musculatura do corpo todo com o mínimo de energia e o máximo de satisfação. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária. Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ela já dizia: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém, se tem 60 anos com flexibilidade e força é um jovem. Isso é animador, pois independente da idade é possível melhorar a postura e ter uma vida mais saudável e livre de dores.

Mas, como podemos conseguir uma postura ideal?

O corpo humano tem um centro de força de onde se originam todos os movimentos. Joseph Pilates chamou de ‘Centro de força’ (Powerhouse): abdome, parte inferior das costas (assoalho pélvico) e os glúteos. Todos os exercícios de Pilates têm como foco o fortalecimento do Powerhouse, de forma a proporcionar uma estabilização do dorso, permitindo que o corpo esteja durante todos os movimentos em um alongamento axial (alto crescimento). O aumento da força de centro aumenta a estabilidade da coluna vertebral auxiliando para um uso otimizado das extremidades, com isso os movimentos de pernas e braços ficam livres, facilitando as atividades de vida diária. Fortalecimento e alongamento promovem melhorias no equilíbrio e alinhamento esquelético e, consequentemente, da postura corporal.

A maioria dos defeitos posturais não estruturais são relativamente fáceis de corrigir, uma vez que tenham sido identificados os causadores dos problemas. Regularidade nas aulas de Pilates e orientações posturais aos alunos, ensinando que é de sua responsabilidade manter uma postura ereta correta quando estiver em pé, sentado e em outras atividades de vida diária, pode ajudar.

Já deformidades estruturais, as quais podem ser: anomalias congênitas, problemas de desenvolvimento, trauma, doença, diferença de membros, podem alterar a postura. As deformidades estruturais envolvem principalmente alteração no osso, não são facilmente corrigidas sem cirurgia, mas podem ter os efeitos e sintomas minimizados com os exercícios de Pilates, orientações adequadas, cuidados posturais ou até mesmo, em alguns casos, com o uso de palmilhas personalizadas. As deformidades mais comuns da coluna são:

Hiperlordose – é uma curvatura anterior excessiva da coluna, podendo esse exagero da curvatura ser na cervical ou na lombar.

Hipercifose – é uma curvatura posterior excessiva da coluna torácica.

Escoliose – é uma curvatura lateral da coluna. Existem diversos tipos de escolioses, alguns dos quais são estruturais e outras não são estruturais.

Para uma correção postural adequada é necessário uma avaliação postural criteriosa com um profissional gabaritado para analisar todos os possíveis desalinhamentos. Uma avaliação com foto é ideal para o acompanhamento das evoluções. Regularidade nas aulas de Pilates, um trabalho de conscientização e mudanças de hábitos diários são fundamentais.

“O Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.” Joseph Pilates

Caroline Van Der Laan
Fisioterapeuta (CREFITO 11/ nº 106717-F)

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Conquiste uma boa postura fazendo Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>