5qgj

Conheça o Zen.ga e como aplicar no seu estúdio de Pilates

ZEN.GA é o mais novo programa que equilibra mente e corpo misturando Pilates, yoga e dança. ZEN representa a busca da descoberta interior, enquanto YOGA simboliza o caminho para alcançá-lo. Juntos eles formam o ZEN.GA, que é baseado em quatro princípios do movimento consciente: respiração, suporte, yield e fluidez.

A respiração profunda é incentivada para maior busca interior, através do uso do poder da pausa (momento que ocorre entre a inspiração e a expiração). Utilizamos todo o potencial da respiração para um movimento mais consciente e fluído.

Muito utilizados no programa, a mini stability-ball e o V2max servem para dar o suporte e encontrar uma ótima posição inicial, propiciando segurança e uma “pré-tensão” para a liberação das fáscias (tecido conjuntivo composto por fibras e colágeno que envolve cada um de nossos músculos, órgãos e ossos). A fáscia está sendo desvendada e muito estudada nos últimos anos. Estudos comprovam que é ela que dá o molde ao corpo humano e não os músculos como muitos pensam. Sendo assim, com a fáscia restrita de movimento os músculos não podem desenvolver tão bem.

Benefícios do Zen.ga

O programa auxilia a liberar tensões desenvolvendo um corpo fluído e resistente ao mesmo tempo. Ele é o como se fosse o “next level” do movimento. No estúdio, as aulas de ZEN.GA complementam as aulas de Pilates e podem ser usadas de várias maneiras.

  • Início da aula: como forma de aquecimento com a mini stability-ball e liberar tensões para introduzir exercícios mais intensos de Pilates após a pratica do ZEN.GA, pois com as fáscias mais liberadas você alcançará um potencial maior na execução dos movimentos;
  • Meio da aula: os exercícios no V2max são muito desafiadores e podem ser mesclados com outros exercícios do Reformer;
  • Final da aula: como relaxamento após uma aula intensa de Pilates;
  • Aula inteira de ZEN.GA: após introduzir o ZEN.GA nas aulas de Pilates com certeza seus alunos vão querer fazer uma aula só com o programa. Coloque na sua grade duas vezes por semana e incentive-os a fazer as aulas de ZEN.GA e Pilates alternadamente e você verá uma enorme evolução no desempenho deles.

Fernanda Avancini, instrutora certificada da STOTT PILATES, fez parte da primeira formação de ZEN.GA no primeiro encontro da Merrithew no Brasil em 2013, e desde então pratica e aplica o programa no seu estúdio e obteve ótimos resultados. “Os alunos amam as aulas com o programa, pois é uma aula energética e relaxante ao mesmo tempo. Eles descobrem outros lugares do corpo, e permitem-se extravasar um pouco mais, já que nessas aulas saímos um pouco da caixinha quadrada do Pilates, e entramos em um mundo mais redondo e colorido, onde deixamos o corpo fluir melhor sem tantas “travas” no movimento”, explica.

E aí, o que achou da novidade?

Fernanda Avancini
Educadora Fisíca (O97351-G/SP), instrutora de Pilates, ZEN.GA e TOTAL BARRE
(Certificação internacional STOTT PILATES)

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

3 thoughts on “Conheça o Zen.ga e como aplicar no seu estúdio de Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>