pii73bndpp21s5g66r

O que se compra em uma verdadeira aula de Pilates?

Virou modismo praticar Pilates. Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, o método é conhecido mundialmente pelas inúmeras vantagens que oferece ao praticante. É, sem dúvida, uma ferramenta mais do que completa para quem busca alcançar qualidade de vida e envelhecer em plena forma física.

O método desenvolve consciência corporal, trabalha força muscular, flexibilidade, alivia dores articulares (por manter a amplitude dos movimentos) e aumenta o condicionamento físico. Quanto mais adquirimos consciência sobre o nosso corpo, maior o controle sobre nossas possibilidades, limites e deveres. Temos movimentos mais eficazes e seguros, ou seja, aproveitamos todo o potencial do movimento, além de desfrutarmos de cada sensação proporcionada, como um prazer no alongamento, bem-estar no relaxamento, a independência pelo poder da força. Ainda, através da consciência corporal, é possível se livrar de sentimentos e ações reprimidas, derrubando paradigmas pré-estabelecidos e amenizando tabus enraizados. Pode-se dizer que não temos um corpo, mas, sim, somos um corpo.

Por tudo isso fica a pergunta: Quanto vale uma aula de Pilates? A resposta seria a mesma para as seguintes perguntas: Quanto vale envelhecer com saúde? Conseguir brincar com os netos sem limitações físicas? Carregar no colo, sentar no chão, andar de bicicleta… Chegar aos 80 anos esbanjando qualidade de vida e em plena forma física? Quanto você pagaria para atingir esses objetivos? Essa seria a resposta.

Visto que a qualidade de vida não é um simples modismo, e que ela se constitui de um dos principais objetivos a serem alcançados no atual estágio da humanidade, o Pilates se torna uma ferramenta valorosa vista como investimento e prevenção, resultando daí o valor diferenciado das sessões.

Os praticantes de Pilates compram não apenas aulas com exercícios esporádicos, mas sim uma filosofia de vida que mudará seu condicionamento físico e mental no decorrer dos anos, compram um estilo de vida permanentemente saudável em todas as fases da vida, investem enfim numa previdência voltada para a saúde, uma vez que a técnica consiste em exercício para a mente, para o equilíbrio interno, para a harmonia da pessoa como um todo.

Tamine Abdalla Ávila
Fisioterapeuta – CREFITO 149648-F
Pós-graduada em Fisioterapia Trauma-Ortopédica

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “O que se compra em uma verdadeira aula de Pilates?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>