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Explorando o Reformer Torre com exercícios de membros superiores

Conforme você viu no nosso texto do mês anterior, a versatilidade do Reformer Torre é sensacional! E agora chegou a hora de explorarmos o deslizar do carrinho e a barra-torre para exercícios de membros superiores.

Deixe uma mola leve e, de preferência, por uma questão de segurança, coloque uma mola para sustentar a barra-torre.

Escapular mobilization

Um excelente movimento para entrar no início da sua aula. Sentado em uma posição confortável para seus joelhos, mantenha os cotovelos estendidos e deslize o carrinho movendo suas escápulas.

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Variação

Inverta a posição de uma das mãos e repita o movimento anterior.

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Knee Stretch Prep with Escapular stability

Você estava sentado nos movimentos anteriores, mas também poderia ter explorado os mesmos exercícios na posição de joelho. Então perca o medo de mudar de posição saindo da posição sentada para a de joelhos. A ativação do centro de força e a estabilidade da cintura escapular vão ser as chaves para que esta transição aconteça de forma segura.

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Arm bíceps

Mantenha o centro ativado na hora de flexionar os cotovelos para desenvolver a força do seus bíceps. Retorne sempre com cuidado.

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Hora das remadas

Aberta

Com as mãos nos extremos da barra-torre, mantenha o centro ativado e flexione os cotovelos para desenvolver a força do seu bíceps. Seus cotovelos devem apontar para as laterais. E então retorne, estendendo os cotovelos, voltando o carrinho com muito cuidado.

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Variação 1

Dominou o movimento? Você pode trabalhar dissociações e movimentos unilaterais dos membros superiores. Que tal elevar um dos braços de cada vez na hora que os cotovelos se estenderem?

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Fechada

Para este movimento suas mãos devem ficar mais próximas, pois você irá flexionar os cotovelos e levá-los na direção das costelas. Mantenha todos os cuidados do movimento anterior também neste exercício.

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Variação

Ao terminar a remada inclua uma rotação olhando para trás. Seus braços neste momento estarão estendidos e seu olhar irá acompanhar o movimento do braço. Lembre-se de alternar a rotação da coluna para os dois lados.

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Invertida

Com a palma das mãos voltadas para cima, reme e alterne a pegada, trabalhe coordenação motora e equilíbrio através destes movimentos.

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Experimente estes movimentos, escreva-nos para qualquer dúvida e até a próxima com mais possibilidades no Reformer torre!

Por Ge Gurak
Instrutora de Pilates & Garuda, PMA-CPT, treinadora de cursos da TcPilates.
www.tcpilates.com.br

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