zl6

Destaque-se durante a crise, instrutor de Pilates!

Em época de crise, o professor de Pilates que se destaca no mercado de trabalho cada vez mais competitivo não é somente aquele que participa de eventos, workshops, encontros e que busca o conhecimento embasado nas recentes pesquisas do método Pilates - isto é básico.

Alguns requisitos avaliados são fatores de decisão na escolha do candidato. O primeiro deles é um currículo bem elaborado e atualizado, com a pretensão do cargo, não só a salarial, considerando que alguns estúdios não tem vaga apenas para o Pilates. Também é fundamental acrescentar os dias e horários disponíveis para a vaga. É desaconselhável abordar o selecionador com perguntas sobre valor hora/aula, o bom profissional não está apenas interessado em lucro, o sucesso vem dos pequenos passos.

A comunicação é fundamental, desde um bom dia, quando se chega, até na abordagem adequada com chefe, alunos, secretária e seus pares. O tom de voz deve ser apropriado, não muito baixo porque transmite insegurança e timidez, nem muito alto, pois o Pilates é uma atividade que requer concentração. Com alunos que falam rápido, o professor também deve falar rápido e ser mais ativo, assim o inverso como os que falam devagar e pausadamente.

A simpatia deve estar presente e sem excessos, um sorriso espontâneo atrai pessoas e fidelizam o cliente. O Pilates é uma atividade de bem-estar e muitos alunos procuram para desestressar, não é agradável se deparar com o professor que reclama com frequência da vida profissional ou pessoal. Falar em vida pessoal, não saia por aí contando sobre sua vida, lembre-se o ambiente é profissional, deixe o aluno falar mais sobre ele e fale menos de você. Se você está insatisfeito com algo, mude, solucione o problema, afinal os alunos não têm culpa dos seus problemas.

A higiene pessoal reflete a sua imagem, cuidado com unhas, cabelos, dentes, excesso de pêlos e com cheiros, não deixe de lado os velhos hábitos de higiene e também não exagere no perfume. Você sempre estará sendo avaliado. Chegue uns 10 minutos antes do atendimento para voltar à calma. Antes de atender, se olhe no espelho. Lembre-se que muitos alunos são visuais. A limpeza da sala e dos equipamentos pode realizada pelo professor, principalmente se o aluno suar durante sua aula.

Infelizmente, a maioria dos professores de Pilates não pratica o método, e me questiono como um método tão eficaz, comprovado e acessível não é realizado por quem o vende como benéfico? Então, reserve um tempo e priorize fazê-lo, sei que nem sempre é possível ter outro professor auxiliando, mas mesmo assim faça-o, observe suas limitações e faça exercícios que melhorem o reequilíbrio muscular. Além disso, os alunos visuais vão pedir para você executar o exercício. E quando demonstrar, faça-o bem feito, afinal um dos princípios do método é a fluidez.

Este parágrafo não deveria existir, mas existe: uso de celular durante as aulas. Já recebi alunos de estúdios concorrentes que disseram que saíram do local porque o professor não saía do WhatsApp! Você gostaria de ir ao médico com uma dor aguda e o profissional permanecer entretido com o celular? Então não aja de modo a prejudicar sua imagem profissional, levamos anos para construí-la estudando e se qualificando. Não deixe que a vida “online” tire você da vida real, do aqui e do agora. Seja diferente!

Alguns alunos estrangeiros estão temporariamente no Brasil e querem se exercitar durante sua estadia, seja ela breve ou prolongada. O professor de Pilates que domina outra língua se destaca. Geralmente, com o inglês intermediário a comunição é viável. Mas cuidado quando estiver em eventos no Brasil, cujo palestrante seja internacional, o bom senso diz que se você fizer perguntas, deve fazê-las na língua local, mesmo dominando outra língua, afinal seus pares não são obrigados a saber o que você sabe. E o tradutor está lá para isso.

Por fim, comece no novo emprego sem traumas das experiências passadas. Por alguns anos trabalhei em estúdios e alguns deles, infelizmente, faltaram com lealdade e a valorização profissional. Mas não se arme, as pessoas são diferentes e, acredite, ainda tem gente honesta que torce pela realização profissional dos seus funcionários. E se você for o administrador, também seja honesto, afinal a rotatividade de professores prejudica a adesão dos alunos. Concluo com a frase clássica de Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida.”

Muita realização profissional e sucesso!

Érika Batista
Fisioterapeuta/ CREFITO 167261-F
Mestre em Ciências da Reabilitação
Professora do Grupo Voll Pilates
Professora do FisioStudio Pilates & Funcional

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>