h25

É importante mobilizar as articulações antes de estabilizar?

Uma articulação saudável depende do equilíbrio entre estabilidade articular e mobilidade. Nosso corpo possui articulações que tem a função de estabilizar, como por exemplo o joelho, e outras de mobilidade, como o tornozelo.

Mobilizar as articulações é importante para o tratamento das disfunções articulares, devolvendo o movimento  articular, mantendo a amplitude de movimento e controlando a dor.

Muitas vezes, quando uma articulação que deveria mobilizar um segmento está em déficit, a articulação seguinte, que deveria estabilizar, pode sofrer uma hipermobilidade (quando a articulação movimenta mais que o esperado). Exemplo: um tornozelo que não está mobilizado gera dificuldade de movimento e possíveis lesões ligamentares, meniscais, etc., causando uma hipermobilidade no joelho, que além de estabilizar deverá mover-se mais que o necessário para suprir o déficit de mobilidade do tornozelo.

A relação é feita observando as articulações acima ou abaixo da região em questão. Segue exemplo de algumas articulações que tem funções de mobilidade e estabilidade:

Tornozelo: mobilidade
Joelho: estabilidade
Quadril: mobilidade
Coluna lombar: estabilidade
Coluna torácica: mobilidade
Escápulo-torácica: estabilidade
Gleno-umeral (ombro): mobilidade

No Pilates trabalhamos, além de alinhamento postural, fortalecimento muscular, alongamento e mobilidade de todas as articulações, incluindo a coluna vertebral, através de movimentos fluídos e de maneira concentrada, utilizando a contração da musculatura profunda do corpo.

Articulacoes rígidas não articulam. Vamos mobilizar para manter as articulações saudáveis?

Thais Simão Zardo
Fisioterapeuta (Crefito:134388F)
Instrutora no Studio de Pilates Eric Machado

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

4 thoughts on “É importante mobilizar as articulações antes de estabilizar?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>