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Pilateando no Reformer-torre I

É com alegria que começamos hoje uma nova série de matérias, onde iremos falar de um aparelho que acredito ser um excelente investimento para um estúdio de Pilates, o Reformer Torre.

A versatilidade deste aparelho é sensacional! Nele você faz todo o repertório do Reformer, faz quase todo o repertório do Cadillac (com exceção dos acrobáticos e exercícios que necessitam das barras verticais), e tem todo um novo repertório, onde você combina os exercícios do Reformer mais as possibilidades da torre.

Vou apresentar para vocês alguns exercícios que eu gosto de aplicar em meus clientes na TcPilates, onde possuímos equipamentos da Metalife Pilates, e as aulas de Reformer-torre estão presentes na periodização para todos os clientes.

Bom, para começar, uma questão bem importante:

Você precisa aprender a entrar e sair do Reformer-torre para a maior parte do repertório, sem medo, e também ensinar aos seus clientes a fazer isso. Entre e saia várias vezes, passando de um lado para o outro, e aprendendo os riscos que podem acontecer caso seja feito sem atenção, como por exemplo, escapar a mão da barra-torre ou até mesmo perder o equilíbrio.

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Também esteja atento a posição da barra em que as molas estão presas. Minha sugestão é que você sempre deixe o mais perto possível da torre para que sua mola não seja tão requisitada, assim você vai perceber que muita coisa, como o exercício acima, poderá ser feito com uma mola azul, a opção mais leve do aparelho.

Veja três opções de exercícios muito básicos para começarmos a desvendar as possibilidades do aparelho:

Trabalho de respiração para o início da aula

Neste exercício você vai utilizar o carro do Reformer, além da barra-torre, e você pode expandir a região torácica. É uma forma bem agradável de acordar seu corpo para a respiração do Pilates, que é tridimensional.

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Imprint e posição neutra

Que tal agora despertar a posição do corpo para manter-se de forma neutra e imprint? Mantendo as mãos na barra-torre e sentado no carrinho você pode transitar entre estas duas posições.

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Half roll back

Hora de mobilizar a coluna deixando o carrinho deslizar. Deixe suas mãos firmes e deslize até a metade do caminho, por isso a tradução deste exercício é meio rolamento da coluna.

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Até a próxima, com várias possibilidades no Reformer-torre!

Ge Gurak
Instrutora de Pilates & Garuda, PMA-CPT, treinadora de cursos da TcPilates.
gerusa@trabalhandocompilates.com.br
www.tcpilates.com.br

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