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5 dicas para evoluir nas aulas de Pilates

Quem quer atingir os objetivos nas aulas de Pilates? Quem quer ter uma saúde sempre em dia? Todos querem. Como conseguir? Só ficar atento às nossas dicas. Acompanhe.

Mantenha uma boa frequência nas aulas
O método oferece muitos benefícios aos praticantes. Entre eles, a boa postura, consciência corporal, alívio de dores e tônus muscular. Mas os benefícios só podem ser sentidos se você mantiver uma boa frequência nas aulas. Se você for daqueles alunos turistas, que aparecem uma vez no mês, não espere milagres.

Não tenha preguiça
Nosso corpo foi feito para o movimento e para a atividade. A preguiça pode ser do cansaço, mas também pode ser falta de força de vontade ou motivação. Analise e veja o que está te deixando assim para poder corrigir e reverter a situação.

Tenha o objetivo sempre em mente
Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazo. Por esse motivo, você deve permanecer comprometido para conquistar os resultados esperados. Mantenha o foco e cultive a paciência.

Cuide da alimentação
O trabalho da Contrologia é difícil e exige muita concentração para ocorrer a evolução. A descoberta do próprio corpo e os cuidados necessários envolvem a soma da atividade física com a boa alimentação. O que seria essa ‘’boa’’ alimentação? Aquela que dá tudo o que o seu corpo precisa para funcionar bem, que mantém o seu peso em ordem, e que fornece a energia necessária para a execução dos exercícios. É importante comer de três em três horas, alimentar-se no pré e pós treino. Busque o acompanhamento de um profissional de nutrição para obter bons resultados no Pilates ou em qualquer outra atividade física.

Leve o Pilates para o dia-a-dia
Lembre-se dos comandos que o seu instrutor mais repete durante as aulas, pois eles valem para todos os momentos do dia. Algumas dicas já foram dadas aqui na Revista pelas nossas colaboradoras Monique Ayala e Hellen Morita: ‘’Ao realizar afazeres domésticos, como lavar louça ou passar roupa, não curve o tronco para frente. Mantenha a coluna reta e ative o powerhouse para não sobrecarregar a lombar. Se necessário, use um apoio sob um dos pés e mantenha-o ligeiramente à frente ou lateralmente ao outro pé, alternando os lados de tempos em tempos.

Ao varrer a casa, fique com o tronco ereto e, se precisar passar a vassoura por baixo de algum móvel, agache o corpo dobrando os joelhos e não a coluna. Mantenha os ombros longe das orelhas: vença essa tendência de tensionar a região cervical sempre que precisa fazer trabalhos manuais, alinhando corretamente as escápulas, puxando os ombros para baixo e abrindo o peito.

Se for necessário pegar algum objeto acima da altura da cabeça, suba em um apoio seguro, como um banquinho próprio ou escada. Evite ficar tentando alcançar o alvo esticando os braços para cima, pois há grande risco de machucar estruturas do ombro e pescoço. Ao carregar sacolas, divida o peso igualmente entre os dois braços. Concentre a força no powerhouse: sempre acione o abdome, períneo e glúteos antes de realizar qualquer esforço. Se tiver que pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos e agache em vez de curvar o tronco e firme bem a base ao levantar. Concentre a força nas pernas e no abdome e não na coluna, e mantenha esse objeto o mais próximo possível do seu tronco. Essa dica vale também na hora de pegar as crianças no colo’’.

Seguindo essas dicas, certamente, você vai evoluir muito bem nas aulas de Pilates e vai alcançar todos os seus objetivos, pilateiro! Estamos torcendo por você!

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