oufim5cdi

Os benefícios do Pilates em indivíduos saudáveis – Parte I

O método Pilates é bastante conhecido, principalmente como uma forma de reabilitação no alívio de dor lombar e seus efeitos musculares. Porém, este artigo tem como objetivo caracterizar os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis.

Nos achados do estudo foi notável um aumento significativo da flexibilidade, aumento da força abdominal, melhorias no alinhamento postural devido a uma melhor relação entre músculos agonistas e antagonistas, relacionados ao equilíbrio postural e articular dos indivíduos praticantes do método Pilates.  Podemos concluir que, a estabilização central no Pilates é essencial para o equilíbrio apropriado de carga dentro da coluna vertebral, pélvis e cadeia cinética, melhorando a força, o equilíbrio, a qualidade de vida e consciência corporal de seus praticantes.

O método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo (GARCIA, 2004, p.487).  O conceito inicial misturava elementos de ginástica, artes marciais, yoga e dança, focando o relacionamento entre corpo e disciplina mental (SILVA et. al, 2009, p.83).

O objetivo maior do método Pilates, é o de proporcionar as pessoas um aprofundamento na compreensão e melhora na percepção corporal. Desse modo, todos podem usá-lo de forma mais eficiente, aprimorando suas performances nas atividades de vida diária e profissional. O método visa a melhoria da qualidade de vida nos praticante de atividades físicas, notadamente, com o uso das técnicas denominadas Pilates® (Ribeiro 1998).

O método conta com exercícios realizados no solo e em aparelhos criados por Joseph Pilates. Para a prática do Pilates, recomenda-se a utilização de seis princípios chaves, que são: concentração, controle, precisão, fluidez do movimento, respiração e centro de força. O centro de força, também chamado de Power House, diz respeito à região de grupos específicos de músculos (anteriores abdominais, extensores da coluna, extensores do quadril, flexores do quadril e musculatura profunda da pelve) (LOSS, et. al, 2010, p.511).

De acordo com conceitos atualizados do método, atribui-se aos músculos posturais uma grande influência no alinhamento postural do corpo. Nesse sentido, os preceitos de concentração, controle motor e precisão dos exercícios parecem estimular a percepção e alinhamento corporal, tendo como base respostas proprioceptivas. Pressupõe-se que o método Pilates seja capaz de melhorar a flexibilidade geral do corpo, o alinhamento postural e a coordenação motora, além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural, melhora do controle motor e do recrutamento muscular (SINZATO et. al, 2013). O uso de exercícios não é exclusivo à reabilitação, sendo muitas vezes utilizado na prevenção de condições dolorosas, como a lombalgia. (CARDOSO et. al, 2013).  O presente estudo teve como objetivo caracterizar os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis.

Veremos mais informações sobre este estudo na próxima matéria.

Autora do artigo: Kelly Karyne Chaves Silva, graduanda em Fisioterapia.
Orientadora: Thais Muratori Holanda (Crefito: 193219-F).

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>