zxyumobt9

Pilates – Movimento inteligente

Os primeiros estudos científicos sobre os benefícios do método Pilates começaram a ser publicados a partir de 1999. O fato é que um dos conceitos principais do método é a estabilização da região lombo pélvica, através da contração dos músculos estabilizadores da cintura pélvica: flexores e extensores do tronco, flexores do quadril, assoalho pélvico e estabilizadores, como o transverso do abdome, multífidos e o diafragma (Muscolino, 2004; Anderson, 2000; Valerie, 2006).

Por esse motivo, na atualidade, o método Pilates se faz eficaz no tratamento de disfunções musculoesqueléticas, sendo utilizado por Fisioterapeutas e profissionais da Educação Física a fim de aprimorar o arsenal terapêutico para o público.

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afecções e enfermidades”. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais (KNOBEL, 2004).

A saúde passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica (ALMEIDA GOUVEIA,1960). A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos.

A cada dia, as pessoas vêm se preocupando mais com a prática de atividades físicas, para a manutenção da qualidade de vida. É preciso, porém, para o perfeito equilíbrio neuropsíquico, que o homem esteja bem adaptado às condições de vida, dentro do ambiente em que vive; que haja entendimento, equilíbrio, tolerância, compreensão dos indivíduos entre si. A mente e o corpo sãos não permanecerão sadios por muito tempo em ambiente agitado, adverso, tumultuoso e intranquilo.

O método Pilates tem como principal função, no processo de reabilitação das disfunções da coluna vertebral, a estabilização do compartimento lombo pélvico através do treinamento neuromotor dos músculos profundos da coluna lombar.
Entre todos os músculos, é dada específica importância ao músculo transverso do abdome (tem um formato de uma cinta abdominal), o qual insere-se nas vértebras lombares, sacrais e pelve.

Contudo, é necessária uma avaliação clínica e funcional para que sua sessão seja de acordo com as necessidades do seu corpo. Através dela saberemos como traçar o seu perfil motor e disfuncional, agregando ainda mais valor às suas sessões, com o uso do Pilates como terapia de movimento.

Já dizia Joseph Pilates: “A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã, plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.”

Vamos praticar, gente!

Thais Delfino
Fisioterapeuta
Mestre em Ciências do Desporto na Avaliação e prescrição de atividade física para grupos especiais e dor
Especialista em Treinamento Funcional

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Pilates – Movimento inteligente”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>