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Relaxe antes da virada com 3 exercícios fáceis!

O ano de 2015 voou. Se fizermos uma retrospectiva fica até difícil acreditar quanta coisa fizemos em um ano. Agora que ele está acabando, é hora de relaxar e recarregar a bateria para mais 365 dias novinhos, cheios de desafios e oportunidades.

A maioria de nós guarda as tensões na região do pescoço e ombros e ainda faz muitas posturas que sobrecarregam essas mesmas regiões ao longo do dia, como dirigir e ficar ao computador. Esse processo de tensões, somadas às posturas erradas, geralmente nos deixa com dores, queimações e uma sensação geral de mau humor.

Vamos ensinar alguns exercícios simples para alongar e relaxar essas musculaturas para aliviar as tensões, acabar com as dores, expulsar o mau humor e partir para as festas.

1- Sente-se no chão com as pernas cruzadas em posição de “Buda”. Se essa posição for desconfortável, use uma almofada. Deixe o braço esquerdo ao longo do corpo e pense em levar o ombro para baixo, como se quisesse chegar ao chão, mantendo sua coluna ereta. Isso fará seu ombro esquerdo descer para longe da orelha. Incline a cabeça para direita e leve a mão direita à cabeça para ajudar no movimento, mas lembre-se de não puxar a cabeça para baixo. Pense em crescer o pescoço e inclinar, como se alguém estivesse puxando sua orelha esquerda para o teto. Segure por 30 segundos, volte a cabeça ao centro devagar e troque o lado.

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2- Entrelace os dedos das mãos e apoie na parte de trás da cabeça. Leve o queixo ao peito e ajude no alongamento de forma suave. Mantenha 30 segundos e volte a cabeça devagar.

3- Faça círculos com a cabeça lentamente. Lembre-se que o pescoço é nosso centro de controle, então, aos poucos, vá desfazendo as tensões nessa área. Gire cinco vezes para cada lado, sem muitas regras, sem forças desnecessárias, apenas relaxando. Volte a cabeça ao centro.

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4- Gire os ombros para trás cinco vezes e depois para frente. Faça os movimentos de forma suave.

5- Deite no chão com os joelhos dobrados, levando-os em direção ao peito. Abrace as pernas e permaneça por 30 segundos.

6- Solte as pernas, abra os braços no chão, gire as pernas para a esquerda e a cabeça para a direita. Mantenha por 30 segundos e troque o lado.

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7- Ao final, vire todo o corpo para o mesmo lado e levante devagar. Em pé, entrelace os dedos das mãos e leve-as em direção ao teto, esticando os braços aos poucos até o ponto em que não force os ombros. Segure por 10 segundos. Inspire e leve as mãos para direita alongando a lateral esquerda. Expire, retornando ao centro. Troque o lado e repita três vezes para cada lado.

8- Entrelace os dedos das mãos atrás do corpo e, mantendo a coluna ereta, estique os braços como se quisesse chegar com as mãos no chão. Mantenha por 10 segundos, relaxe e repita o movimento.

9- Para terminar, mantenha a postura ereta e volte a fazer círculos com a cabeça. Cinco para cada lado. Lembre-se de fazer o movimento com calma, apenas relaxando essa musculatura.

Independente da época do ano, esses movimentos podem ser feitos sempre que tiver necessidade, sempre que o cansaço chegar. São exercícios simples que podem ser realizados no escritório ou no quarto antes de dormir, por exemplo.

Agora que estamos todos relaxados e sem tensões, desejamos a você um 2016 de muitas realizações. Não esqueça de colocar nas resoluções: reservar um tempinho do dia para cuidar do corpo e da alma! Saúde e paz a todos.

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

Ambas são co-criadoras do Espaço Fluir.

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