n6xd8ia4i

Mobilização neural e Pilates

Você sabia que o tecido neural não gosta de ser alongado? Muitas vezes, tratamos músculos, articulações ou outros tecidos de nossos pacientes e nos esquecemos que esses tecidos estão ligados ao sistema nervoso.

O sistema nervoso é um tecido contínuo. Tensões e movimentos aplicados em uma extremidade são transmitidos por toda a cadeia neural. Quando alongamos um músculo, o nervo também é estirado, e se esse alongamento for além do limite de proteção, os vasos sanguíneos dos nervos serão estrangulados, resultando em hipóxia ou isquemia. Logo, a falta de sangue no nervo gera lesão (BUTLER, 2003).

Portanto, para pacientes com problemas no trato neural, algumas posturas do método Pilates são contraindicadas. Como por exemplo: Open leg rock, Bicycle e Scissors, Roll over e Jackknife. Essas posturas exigem do praticante uma grande flexibilidade e mobilidade articular. Caso o praticante faça o movimento além do limite de proteção, poderá ter lesão nervosa.

Para as pessoas com problemas no trato neural, como por exemplo: síndrome do túnel do carpo ou a nervo ciatalgia, o indicado seria a mobilização neural e evitar algumas posturas que necessitem grande flexibilidade.

Tarcila Dal Pont
Fisioterapeuta – Crefito 99.410

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>