5f3dz33di

Pilates é motivação para designer de joias

Pilates e qualidade de vida são itens essenciais para qualquer profissional, não é mesmo? Foi por esses e outros motivos que a designer de joias Alice Yokoda, 36, procurou um estúdio. Ela sentia muitas dores nas costas e fraqueza muscular.

Alice fica cerca de cinco horas sentada, desenhando e fabricando as próprias joias. Como trabalha com metais e pedras, muitas vezes usa força demais para cortar as peças e o maçarico para fazer formas.

A profissional relata que começou a ter dificuldade de sentar, por isso costumava ficar na ponta da cadeira, sem apoio do antebraço e sem encosto, sobrecarregando os ombros e focando toda a tensão na coluna vertebral, o que forçava a lombar e comprimia as vértebras. Ao trabalhar com peças miúdas, como cristais, que necessitam de muita paciência e delicadeza, acabava se projetando para frente e tensionando os músculos da coluna cervical. A primeira sensação ao levantar, segundo Alice, era de fortes dores na região lombar.

Para reverter este quadro, foram realizados alongamentos, além de exercícios para estabilização da coluna vertebral, fortalecimento e relaxamento muscular.

O objetivo foi diminuir a dor lombar, mas já enfatizando a correção postural e a prevenção de lesões como LER e DORT. Esse é um dos fatores que afasta muitos profissionais, já que a postura incorreta causa sérias lesões, podendo afetar estruturas do sistema tendíneo, muscular e ligamentar.

Programa de exercícios realizados para diminuir as dores, para correção postural e fortalecimento:

No Reformer: Fortalecimento de extensores de ombro, alinhamento da voluna vertebral;

No Barrel: Alongamentos dos ísquiotibiais, adutores, flexores do quadril;

No Cadillac: Alongamento de ísquiotibiais;

Na Chair: Fortalecimento dos extensores da coluna;

No Cadillac: Fortalecimento dos glúteos, abdome e mobilização da coluna;

Na Chair: Fortalecimento de quadríceps, ísquiotibiais e equilíbrio;

No Barrel: Mobilização da coluna, fortalecimento do abdome e glúteos, isometria com arco magic na região do punho;

No Reformer: Alongamento dos flexores de quadril.

Qual sua profissão e quais as dores que ela lhe causa? Deixe nos comentários!

Elaine Yanai Kussaba (Crefito 113251-F)
Studio Oriental Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Pilates é motivação para designer de joias”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>