lse2ke29

Desafie-se mais com o disco de rotação!

O disco de rotação é um acessório indispensável para os estúdios de Pilates e treinamento funcional, além de clínicas de reabilitação. Sua base instável em um único plano de movimento traz segurança e eficiência no treinamento da musculatura estabilizadora, promovendo força, estabilidade e a melhora da eficiência biomecânica.

O comportamento postural está associado, entre outras coisas, ao movimento em espiral do corpo humano. Você já reparou que para caminhar, mesmo que levemente, seu corpo realiza uma pequena torção? E ao abrir uma torneira? O braço espirala em torno de si mesmo. Pois é, as torções e rotações estão muito mais presentes na nossa rotina do que imaginamos. Por isso, o disco de rotação é um interessante acessório para se trabalhar a mobilidade e estabilidade das articulações.  Além disso, tem um custo baixo e pode ser usado em diversas áreas da reabilitação e treinamento.

Vamos conferir algumas dicas de exercícios com o disco:

Mobilização Pélvica através da dissociação do Quadril

o7hp30udi

Posição: Deite no solo, com a pelve apoiada sobre o disco, pernas flexionadas e os braços alongados ao lado do tronco.

Descrição do movimento: Expirando, deslize uma perna pelo solo para longe, até sentir a pelve girando o disco. Inspirando, traga-a de volta utilizando os músculos do centro do corpo para mover o disco de volta.

Dicas:  Esse exercício é uma boa dica para promover mobilidade pélvica e fortalecimento dos estabilizadores do tronco.

Mobilização de coluna em Supino

2fe4jkyb9

Posição: Deite no solo, com a região torácica sobre o disco, pernas flexionadas e os braços atrás da cabeça, sustentando-a.

Descrição do movimento: Expirando, mova a coluna para a lateral, girando o disco. Inspire profundamente nessa posição para alongar os músculos intercostais.

Dicas: Aqui promovemos o movimento de flexão lateral da coluna com ação reduzida da gravidade, evitando compressões e permitindo um movimento mais livre pelo direcionamento do disco.

Ponte

estgfogvi

Posição: Deite no solo, braços ao lado do tronco, pernas flexionadas e pés apoiados nos discos.

Descrição do movimento: Expirando, articule a coluna sequencialmente, elevando o quadril. Inspirando, controle a descida do movimento. O objetivo é manter os discos imóveis.

Dicas: Com os discos sob os pés, percebemos um controle maior dos músculos estabilizadores dos membros inferiores, auxiliando nas alterações posturais de joelho e quadril, por exemplo.

Mermaid

rks7zaor

Posição: De joelhos sobre o disco (utilize uma proteção), coluna alinhada e braços alongados na lateral e na linha dos ombros.

Descrição do movimento: Expirando, mova a coluna lateralmente, buscando crescimento entre as vértebras. Inspire e controle o retorno do movimento. O objetivo é manter o disco imóvel.

Dicas: Nesse exercício estimulamos a ativação dos estabilizadores do membros inferiores no controle do centro do corpo. Além disso, qualquer assimetria importante aparecerá no movimento, facilitando a análise do professor.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que elas te ajudem a utilizar mais vezes o disco de rotação nas aulas.

Viviane Vales
Educadora Física – Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde
Instrutora de Pilates – PMA-CPT e Garuda®
www.tcpilates.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Desafie-se mais com o disco de rotação!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>