lf9cz0k9

5 Abdominais em sequência do Mat Pilates Clássico

A forma com que Pilates entendeu como o corpo deveria ser treinado, há alguns bons anos, vem sendo cada vez mais usada por Fisioterapeutas e professores de Educação física, tanto durante as aulas do método como em outras modalidades.

O que Joe percebeu foi a importância de trabalhar o corpo como um todo, sim, mas com foco no centro, e chamou essa área de Power House. Se ela não for forte e eficiente compromete o equilíbrio, a estabilidade da coluna e nos leva a movimentos faltosos, que além de não ter o efeito esperado do treinamento ainda podem ser lesivos.

Todos os exercícios, independentemente de serem para braços ou pernas tem a finalidade de desafiar o fortalecimento dessa região considerada tão importante. Não existe Pilates sem Power House e também não existe Pilates sem ênfase na Respiração, que é uma grande aliada tanto para ativação do centro do corpo quanto para manter o organismo oxigenado e com energia para a realização de todas as tarefas.

Uma das mais famosas séries de abdominais do método é a dos cinco abdominais em sequência que o aluno aprende nas aulas de Mat Clássico. São elas: Single Leg Stretch, Double Leg Stretch, Single Straight Leg Stretch, Double Straight Leg Stretch e Crisscross. Nessa série o abdome sustenta o tronco parado no alto, enquanto os membros superiores e inferiores fazem o movimento sem tirar a estabilidade da coluna. É um belo desafio para o Power House. Existem as variações para iniciantes e aos poucos os exercícios vão ficando mais difíceis até chegarem as formas avançadas.

Joseph fazia uso de poucas repetições e a transição de um exercício para o próximo se dá de maneira fluida, isto é, cada exercício termina em uma posição em que já se prepara para o seguinte. Pilates pensou realmente em todos os detalhes e a série toda fica conectada.

Aqui vão algumas dicas gerais para uma boa execução da série:

  • Ao sustentar o tronco e movimentar as pernas e braços não podemos nos distrair com a dinâmica dos membros e esquecer de trabalhar o abdome, pois fortalecê-lo é o objetivo final. Por isso devemos pensar em contrair cada vez mais os músculos do Power House ao longo da série. Nossa força vai para onde quisermos focar, então a mente deve estar concentrada no propósito de estabilizar o corpo.
  • Só avance nas variações se tiver domínio sobre as iniciantes. Não pode-se perder a qualidade, sem qualidade não é Pilates. Ele era fissurado na perfeição dos movimentos, portanto não podemos sacrificá-la. Além disso, como dito lá em cima, não há benefícios em fazer exercícios errados, por isso volte se for preciso, treine e avance ao seu tempo.

www.espacofluir.com

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

4 thoughts on “5 Abdominais em sequência do Mat Pilates Clássico”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>