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Em pé na Fitball

Já sabemos que o Pilates é fantástico no fortalecimento de toda musculatura estabilizadora do corpo (musculatura profunda). Imagine agora agregar todos esses princípios do método com um acessório que amamos? Sim, a Fitball ou bola Suíça.

A Fitball nos proporciona uma variedade maravilhosa de movimentos, desde o nível iniciante até o mais avançado, além de ser um acessório desafiante. Quem nunca tentou se equilibrar ou subir na bola? Portanto, hoje vou ensinar todos os passos para a tão temida subida.

É importante ressaltar que os exercícios devem ser realizados com precisão, de acordo com as orientações do instrutor de Pilates e, portanto exigem total concentração mental por parte do aluno, para que este consiga o resultado esperado das aulas de Pilates. Não tentem realizar sozinhos, somente com supervisão de um profissional devidamente qualificado.

1º PASSO:

  • Certifique-se de estar em um ambiente adequado, sem objetos perigosos por perto;
  • Quanto mais vazia a bola estiver, mais fácil será a sua estabilidade sobre ela;
  • Não desista, a persistência é fundamental, é muito difícil quem consiga fazer todo o processo nas primeiras tentativas, mas o foco no objetivo é essencial;
  • Realize o movimento descalço, a aderência na bola é melhor.

2º PASSO:

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  • Posicione a Fitball na sua frente, e aos poucos tente ficar em quatro apoios (joelhos e mãos na bola);
  • Nunca posicione os joelhos no centro da bola, sempre nas laterais, para um maior controle sobre ela;

3º PASSO:

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  • Evoluir para colocação de um pé sobre a bola;
  • Realize os movimentos lentamente, lembrando sempre dos princípios do Pilates: Controle, Concentração, Precisão, Centro, Fluidez e Respiração.

4º PASSO:

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  • Em movimentos de gangorra evolua para a posição de sapinho: dois pés sobre a bola;
  • Lembrando que a colocação dos pés é sempre nas laterais da bola.

5º PASSO:

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  • Lentamente, com o centro ativado, retire as mãos e comece a subida na bola;
  • Somente quem vivencia todos esses processos saberá a dificuldade e o quanto todos os princípios do Pilates são importantes para a conquista desse movimento;
  • Após a subida, um dos movimentos realizados é o agachamento na Fitball.

Objetivo: 

Trabalho intenso de core para manter-se equilibrado sobre a bola, fortalecimento de MMII com ênfase em adutores , flexores de quadril e extensores.
É necessário muito equilíbrio e alinhamento corporal, fortalecimento de toda musculatura estabilizadora.

Acompanhe mais detalhes no vídeo para entender melhor o movimento:

Antes de fazer qualquer exercício, converse com seu instrutor e pergunte se você está em condições de executá-lo. Não pratique sozinho e sem orientação, viu?

Thalyssa Larangeiras
CREFITO 3 154511/F
Fisioterapeuta Proprietária da Clínica LIFE

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