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Respiração articulando para frente

Quem já sentiu aquela dor na lombar, que acaba te deixando de mal humor o dia inteiro? Pois é… Pelo simples fato de ficar em pé já temos uma necessidade maior de ativar os músculos lombares e o problema é que, quando não se tem um abdome forte o suficiente pra dividir a carga com a lombar, a sobrecarga causa tensão e sentimos a dor permanente ao longo do dia.

Sabendo que temos fortalecido o nosso abdome nas aulas de Pilates, que tal fazer um exercício que além de ajudar a relaxar os músculos da lombar, ajudam a relaxar a mente?

Ao respirar profundamente, conseguimos oxigenar melhor o nosso sangue, além de eliminar os resíduos que se encontram em nosso corpo. Desta forma, aliar a respiração a articulação, pode ser um excelente meio de relaxar, alongar, espreguiçar. Enfim, de desfrutar de uma sensação física mais agradável.

Vamos ao exercício:

Posição inicial (Foto 1)

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Sentado no colchonete com as pernas por cima do Arc barrel, ou um colchonete enrolado que possa substituir o formato meia lua do arc. Mãos no arco ou no chão. Pelve e coluna neutras, sendo que o peso fica sobre os ísquios (aqueles ossinhos pontiagudos, abaixo do glúteo).

Para preparar, inspire…

(Foto 2) Expire: Articule a coluna sequencialmente do topo da cabeça para a frente do corpo, relaxando sobre as pernas.

Inspire: Calmamente sugue o ar para inflar os pulmões e sentir que as costelas se abrem para as laterais.

Expire: Concentrando a força nos abdominais e fechando levemente as costelas. (Complete 3 a 5 respirações na articulação). Na última expiração, inicie do cóccix e articule a coluna rolando de baixo para cima até a posição inicial.

Complete 2 a 3 repetições de todo exercício.

Aproveite as dicas e bom treino. Paz, amor e Pilates.

Robert Azeredo
EDUCADOR FÍSICO (CREF – 082248-G/SP)

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