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Reformer – Primeiros exercícios Clássicos

Esta máquina, que é a queridinha dos alunos, foi um dos primeiro equipamentos criados por Joseph Pilates. O Universal Reformer, nome original do aparelho, foi assim chamado, por acreditar que o corpo estaria sendo reformado através dos inúmeros exercícios trabalhados, envolvendo movimentos de força, coordenação motora, equilíbrio, estabilidade, mobilidade, postura e muito alinhamento postural. O trabalho é realizado em todos os planos de movimento, de maneira que o corpo se exercita de forma global.

Joseph Pilates acreditava que, ao iniciarmos os exercícios na postura em Decúbito dorsal, diminuiria as cargas compressivas nas articulações, permitindo assim alinhar melhor o corpo,  facilitando o posicionamento neutro de pelve, ”imprint” da coluna lombar (hoje utilizamos posição neutra), costelas fechadas e Posição V de escápulas.

Seu repertório de exercícios é ilimitado. Podemos realizar uma aula de uma hora somente utilizando o Reformer. Porém, hoje irei apresentar os primeiros exercícios Clássicos.

FootWork Series

Envolve uma sequência de exercícios trabalhando toda a musculatura das pernas na postura deitado.  A posição dos pés vai direcionar a musculatura específica a se exercitar.  A respiração inicia-se com a inspiração no início e a expiração executando o movimento.

Prehensile – Dedos afastados e calcanhares juntos, dedos apoiados na barra de pés. Utilizaremos a musculatura interna das pernas para realizar o movimento.

Arches – Dedos envolvendo a barra de pés. Pernas paralelas e fechadas com os tornozelos apontando para baixo (dorsiflexão).

Heels – Calcanhares na barra, pernas paralelas e fechadas.

Abaixar e elevar – Flexão plantar e dorsiflexão de tornozelos. Dedos na barra, pés paralelos, tornozelos elevados, pernas fechadas. Empurre o carrinho inspirando, movimente os tornozelos para baixo na expiração, eleve os calcanhares inspirando e retorne a posição inicial na expiração.

Turned Out – Pernas abertas em rotação externa. Dedos e calcanhares apoiados na barra.

Turned In – Pernas em rotação interna. Região medial do pé apoiado na barra.

One leg Bent – Somente uma perna apoiada, com o dedo do pé na barra. A outra perna flexionada na posição de apoio, pé em flexão plantar. Pernas paralelas.

Bicycle - Somente uma perna apoiada com o dedo do pé na barra. A outra perna flexionada na posição de apoio, pé em flexão plantar. Pernas paralelas. Ao empurrar o carrinho, a perna flutuante mantém a flexão, no retorno ela se estende para cima da barra de pés.

Single Heel - Somente uma perna apoiada com o dedo do pé na barra. A outra perna estendida para cima da barra de apoio, pé em flexão plantar. Pernas paralelas. Ao empurrar o carrinho, a perna flutuante apontará para o teto, ao mesmo tempo realizará dorsiflexão da outra perna. Retorne a posição inicial.

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Radhija Mussi
Fisioterapeuta formada pela STOTT Pilates e Metodologia Alves Pilates
Treinadora de cursos pela Voll Pilates Group
CREFITO: 124109-F

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