nbx4j9k9

A relação de Lolita com o Pilates

Recentemente, contamos em uma matéria que Lolita San Miguel era a única discípula de Joseph certificada ainda viva e em atividade. Se você perdeu, pode conferir aqui. Hoje, vamos nos aprofundar muito mais na vida dessa lenda viva e saber tudinho sobre a relação dela com Joseph e com o Pilates. Quem conta tudo pra gente, em detalhes, é a Glaucia Adriana, Fisioterapeuta e Coordenadora do curso Lolita’s Legacy no Brasil.

Lolita nasceu na cidade de Nova Iorque, em 1934. Aos três anos de idade se mudou com a família para Porto Rico, cidade natal de seus pais, e foi lá onde teve seu primeiro contato com a dança. Quando questionada da razão pela qual escolheu a dança como profissão, Lolita é enfática em dizer que se dependesse do pai ela jamais entraria nesse mundo, pois ele não aprovaria, mas que foi a mãe que deu todo o apoio para que ela continuasse a correr atrás do sonho em ser bailarina profissional.

Ela voltou a NY com a família quando tinha 11 anos de idade, para que pudesse fazer aulas no curso de verão da School American Ballet, mas o pai faleceu quatro dias após chegarem à cidade, e a mãe decidiu ficar de vez em NY, cidade onde Lolita se profissionalizou e se formou em dança. Ao longo da juventude, Lolita fez parte de renomadas companhias de dança, que faziam tour por todo o País. Sobre essa época, Lolita descreve como ter sido “uma época mágica”, mesmo que tivesse que ficar mais de 48 semanas viajando de ônibus por todo o país. Antes mesmo de Lolita conhecer o Método Pilates, seu caminho e o de Joseph se cruzaram muitos anos antes do primeiro encontro, mesmo que indiretamente.

Foi dançando no Ballet de Robert Joffrey e Ben Harkarvry que ela começou a frequentar Jacob’s Pillow, na cidade de Lenox, Massachusetts. Esse local se tornou conhecido pois era onde Joseph Pilates costumava dar aulas durante o verão, local o qual vemos em grande parte dos seus vídeos históricos. Lolita entrou para o renomado Ballet Opera do Metropolitan no ano de 1954 ainda na cidade de NY. Foi nesse período em que dançava no Metropolitan, que ela sofreu uma lesão no joelho, e ao procurar um renomado médico ortopedista do Hospital Lenox Hill, ele recomendou que ela fizesse bastante reforço muscular. Descartou a cirurgia, mas foi claro em indicar que Lolita procurasse Carola Trier, que havia sido treinada por Joseph Pilates, e tinha um estúdio de Pilates renomado na cidade.

Esse foi o primeiro contato de Lolita com o Método Pilates, no ano de 1958. Carola foi a primeira discípula de Joseph Pilates a abrir seu próprio estúdio em NY, seus equipamentos tinham sido todos feitos pelo próprio Joseph e ela tinha duas assistentes: Romana Kryzanowska e Kathy Grant. Cerca de um mês fazendo aulas, Lolita voltou a dançar, mas se tornou cliente assídua do Método desde então. Em 1965 Lolita entrou para o programa de transição de carreiras para bailarinos, sob a chancela da Universidade de Nova York, e cerca de seis meses depois foi certificada por Carola, sendo a única pessoa que foi oficialmente certificada por ela.

O encontro com Joseph

Lolita relata que um belo dia, conversando com uma das assistentes de Carola, Kathy Grant, ela finalmente descobriu que Joseph ainda estava vivo, e que tinha seu próprio estúdio, poucas ruas acima do estúdio de Carola. Para a surpresa de muitos, Carola não falava a ninguém sobre a existência de Joseph, para as pessoas que frequentavam seu estúdio, era subentendido que ele já havia morrido. Lolita e Kathy, decidiram ir ao estúdio de Joseph, e foi então que pediram para que ele as certificasse em seu Método, também sob chancela da Univerdade de Nova York, no programa de transição de carreira para bailarinos. Joseph já estava perto dos 80 anos de idade, e Lolita o descreve como um homem “forte, com cabelos brancos, roupas justíssimas, com um forte sotaque alemão”, já sua esposa, Clara, Lolita descreve como sendo uma pessoa “amável, muito atenciosa, e que tinha muito mais paciência com os clientes do que Joseph”.

Quando Joseph subitamente perdia a paciência com algum aluno e saia do estúdio reclamando, Clara imediatamente entrava em cena, acalmando a pessoa, e fazendo com que ela não ficasse frustrada em não conseguir fazer esse ou aquele movimento como Joseph exigia. Lolita frequentou o estúdio de Joseph regularmente por mais de um ano, onde fazia aulas, observava, e realizava assistência no atendimento aos clientes. Ela recebeu sua certificação das mãos de Joseph em 2 de fevereiro de 1967, no mesmo ano em que ele faleceu. Sendo assim, ela e Kathy Grant foram as únicas pessoas a serem oficialmente certificadas por Joseph Pilates desde então.

Após voltar para Porto Rico em 1977, Lolita fundou o renomado Ballet Concerto de Puerto Rico, e mais tarde fundaria o estúdio Pilates Y Más. Todos os dançarinos que frequentavam suas aulas de Ballet praticavam Pilates como parte de seu treinamento. Após o processo jurídico na corte de NY que estabeleceu que Pilates era um nome genérico, e não uma marca registrada, Lolita foi convidada para Miami por Kevin Bowen, então fundador e presidente da Pilates Method Alliance.

Além dela, estavam presentes nesse primeiro encontro, Kathy Grant, Ron Flecther e Mary Bowen, e foi ali que surgiu pela primeira vez o termo “Pilates Elders”, como são chamados os instrutores de Pilates de primeira geração, que foram treinados diretamente por Joseph Pilates. Em 2005, Lolita se aposentou como diretora artística do Ballet Concerto, e desde então vem se dedicando exclusivamente em difundir e ensinar o Método Pilates mundo a fora. Desde 2009 Lolita iniciou um programa de mentoria para instrutores já certificados em Pilates, e em 2012 foi oficialmente criado o curso Lolita’s Legacy Teacher Training Certification, que tem como objetivo ensinar todo o legado de Lolita para as futuras gerações de instrutores. Um de seus maiores sonhos foi realizado em 2009, primeiro ano em que ela organizou a conferência internacional de Pilates na cidade natal de Joseph, Monchengladbach, Alemanha.

Em 2011, com a ajuda de vários alunos e profissionais do Método, ela conseguiu erguer uma placa em homenagem a Joseph, em frente ao local que antes era a casa onde ele nasceu. Esse evento ocorre de dois em dois anos, e o próximo acontecerá em 2017. Por ter contato muito próximo com ela, posso afirmar que não conheço até hoje uma pessoa que tenha a mesma energia que Lolita, mesmo perto de completar 81 anos de idade. Sua rotina diária consiste em acordar, fazer aula de Pilates em seu estúdio, dentro da sua casa, e somente a partir daí o seu dia começa oficialmente. Ela diz que o movimento a faz viver com todo esse vigor, que o Pilates é uma escolha para a vida, que nos faz mudar quem somos, por dentro e por fora, bastando para isso incorporar todos os princípios inerentes do Método. Não tenho dúvidas de que Lolita é uma verdadeira lenda viva, que roda o mundo demonstrando sua paixão e seu amor pelo Método, e acima de tudo: o seu respeito por Joseph.

Quer conhecer de perto o trabalho da discípula de Joseph? Esta pode ser a sua última chance! Em maio do ano que vem ela vem ao Brasil para participar do Pilates’ Legend, evento que está sendo organizado pela Voll Pilates, uma das maiores escolas de formação em Pilates do Brasil, e co-organizado pela Metalife Pilates, líder nacional na fabricação de equipamentos de Pilates e marca escolhida pela Lolita para ministrar os cursos no País.

As primeiras vagas esgotaram-se rapidamente! Mas como a procura ainda era grande, acaba de ser aberta uma turma especial, com apenas 60 vagas disponíveis. Ficou animado com a notícia? Então corre aqui no site do evento para garantir a sua vaga!

Glaucia Adriana é Fisioterapeuta, instrutora de segunda geração* do Método Pilates e Coordenadora do curso Lolita’s Legacy no Brasil.

*A Fisioterapeuta foi a primeira brasileira convidada para participar do Master Mentor Program com Lolita San Miguel e, desde 2010, vem sendo treinada diretamente por ela, se tornando assim instrutora de segunda geração do Método Pilates no País e responsável por passar o legado de Lolita San Miguel e Joseph Pilates às futuras gerações. O treinamento acontece a cada três meses no estado da Florida e também no Norte da California, EUA.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>