144an61or

Pilates Original x Pilates Clássico

Hoje em dia, o método Pilates ganhou uma proporção imensa, abrangendo várias vertentes de treinamento com bases nos princípios do método criado por Joseph Pilates (1880-1968).

O Pilates, propriamente dito por Lolita San Miguel, uma das únicas discípulas do mestre ainda em atividade, nada mais é do que exercícios criados por Joseph Pilates sendo aplicados no chão (MAT) ou em máquinas construídas pelo próprio mentor, onde você pode incorporar seus princípios e integrar mente, corpo e espírito.

Você sabe qual a diferença entre o Método Original e Clássico?

O Pilates Original trabalha os exercícios e movimentos do corpo, de maneira que, não possa haver modificações. Como por exemplo, os pés mantendo sempre em paralelos, coluna em posição de “imprint “, ou seja, com a coluna completamente grudada no chão. São exercícios que estão no livro do Joseph Pilates, “Return to life through contrology”.

O Pilates Clássico, por sua vez, são os exercícios originais só que com pequenas modificações, que foram implementadas por seus discípulos diretos (Lolita San Miguel, Romana Krizanowska, Kathy Grant, entre outros grandes nomes), como por exemplo, os pés na posição “Pilates V”, muito parecida com a primeira posição do “Ballet”, e coluna neutra, mantendo assim suas curvaturas fisiológicas.  Essas modificações e adaptações são muito aplicadas na prática atualmente, visto que, cada corpo tem suas limitações e especificidades.

Falando sobre a Metodologia Original e Clássica, Joseph Pilates criou 34 exercícios aplicados no Mat. Hoje, vou apresentar os 5 primeiros deste repertório, enfatizando o posicionamento Clássico:

qm17l23xr

01 – The Hundred – Em decúbito dorsal, quadris e joelhos flexionados mantendo a flexão torácica, olhando para os joelhos, pés em posição “Pilates V”. Braços flutuando ao longo do corpo. Realiza a extensão dos joelhos, pernas na diagonal, inspira em 5 tempos e expira em 5 tempos. Na contagem 70, eleva as pernas verticalmente, na contagem 90 retornar as pernas na diagonal ao solo. Durante todo o exercício, os braços realizarão leves movimentos para cima e para baixo partindo da articulação do ombro.

njufbhuxr

02 -  Roll Up – Em decúbito dorsal, corpo estendido, braços acima da cabeça, glúteos ativados, pernas pressionando o chão e pés em posição “Pilates V”. Na inspiração, elevando os braços para a vertical, expira começando a rolar o tronco para cima, coluna redonda, braços na linha das orelha, olhando para as pernas (mantendo a cervical alinhada com a torácica). Inspira retornando a coluna começando do ‘imprint’ e pelve ao solo, expira voltando a posição inicial.

lfas8aor

03 – Roll Over – Em decúbito dorsal, corpo estendido, braços ao longo do corpo, pés em posição Pilates, com flexão plantar de tornozelo, e glúteos contraídos. Inspira, eleve as pernas para a vertical, expira separando as pernas na linha dos ombros e elevando para trás, podendo tocar o piso. Inspira juntando as pernas, expira retornando a posição inicial.

vgarwwmi

04 – The one Leg Circle – Em decúbito dorsal, corpo estendido, braços ao longo do corpo e uma perna estendida para a vertical, e a outra apoiada no solo. Pernas ligeiramente em rotação externa. Inspira, faz o círculo para dentro, expira na metade do círculo para fora.

05ytit3xr

05 – Rolling Back – Sentado sobre sacro, coluna redonda, olhando para o umbigo, pernas flexionadas, pés elevados e em flexão plantar com as mãos sobre os tornozelos, aproximando o máximo possível aos glúteos. Ombros relaxados. Acionando a musculatura do latíssimo do dorso para estabilizar as escápulas. Inspira rolando para trás, vértebra por vértebra, expira retornando a posição inicial.

Radhija Mussi
Fisioterapeuta formada pela STOTT Pilates e Metodologia Alves Pilates
Treinadora de cursos pela Voll Pilates Group
CREFITO: 124109-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

3 thoughts on “Pilates Original x Pilates Clássico”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>