7y63whfr

Gestação precisa de cuidados especiais

Gestação não é doença, é uma fase em que o corpo experimenta muitas mudanças em todos os aspectos, então precisamos ficar atentos para traçar a melhor aula para nossas clientes e evitar complicações.

Para começar, é importante que a cliente tenha a liberação médica. Depois faça a anamnese para ficar a par da história daquela grávida e da barriga. Mesmo depois de tudo isso, não podemos esquecer que cada gestação é única, nem a mesma mulher tem duas gestações iguais, por isso passamos exercícios de leve a moderados e observamos a toda e qualquer queixa da futura mamãe.

Como sabemos, todo exercício de Pilates se bem feito é super, portanto não precisamos inventar coisas novas e sim adaptar o que já sabemos para que a gravidinha consiga fazer o que for indicado à ela de forma confortável, pois quando o apoio dói, a variação é forte demais, é impossível de ser realizada naquela condição ou ainda existe medo, as compensações aparecem. Não podemos deixar os erros acontecerem com ninguém, principalmente com grupos especiais de alunos onde um erro pode acarretar sérias consequências. Por isso, devemos preferir trabalhar com total segurança e, para as barrigudinhas, evitarmos:

  • Exercícios avançados;
  • Malabarismos, bases instáveis, exercícios em pé no reformer e qualquer exercício com risco de queda;
  • Elevações de quadril;
  • Extensões de coluna;
  • Decúbito ventral desde o início;
  • Fortes cargas e grandes amplitudes para fortalecimento do abdome;
  • Saltos;
  • Pranchas tanto frontais quanto as laterais.

Mesmo que a gestante seja pilateira, bailarina, atleta ou trabalhe no Cirque Du Soleil, não a colocamos pendurada, nem de cabeça para baixo, nem faremos nada descrito acima.

Todo exercício pode ser simplificado e ainda assim continuar trabalhando os mesmos músculos com uma boa intensidade, portanto que o aluno seja bem orientado para alcançar os objetivos certos.

Qualquer que seja a especificidade de seu cliente, estude, se informe e planeje uma aula com exercícios que sejam úteis a realidade daquela pessoa, não vemos sentido em trabalhar de outra forma, mas esta é apenas a nossa opinião baseada em livros, pesquisas e estudo de caso.

www.espacofluir.com

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>