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Pilates na vida dos corredores

O fortalecimento muscular é de fundamental importância para os atletas de endurance, é também importante para corrigir desequilíbrios e prevenir lesões. Estabilidade e força são dois ícones de uma corrida mais eficiente.

O Pilates é uma das soluções que pode ser explorada na sua planilha de treino, pois é um método eficiente de criar resistência muscular, fortalece a musculatura, trabalha força, flexibilidade e resistência de forma simultânea. São diversos grupos musculares trabalhando simultaneamente, em conjunto ou em oposição.

O método se concentra em ativar seu centro de força (Power House) para promover uma maior estabilidade.  Há uma melhora na mobilidade articular, flexibilidade, respiração, concentração e consciência. Um controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo traz uma maneira mais eficiente de se movimentar, aumentando a resistência e qualidade do movimento. É possível correr por mais tempo com menor desgaste físico e maior economia de energia.

O Pilates enfatiza muito a concentração e a respiração, a capacidade do ar é potencializada. Você acaba economizando energia e a aplica nas horas certas, pois a respiração está intimamente ligada a cadencia dos movimentos, adquirindo um alto nível de controle físico e mental. Mente e corpo são trabalhados ao mesmo tempo, aumentando o bem-estar físico. A atividade traz benefícios na prática da corrida pois ajuda os corredores a alcançarem suas metas cada vez mais rápido, de maneira mais eficiente e sem lesões.

Eu sou triatleta, ultramaratonista e atuo como personal trainer e instrutora de Pilates.  Tenho aplicado com sucesso as práticas do método Pilates durante a minha preparação para melhorar o desempenho nas provas e direciono o mesmo trabalho aos meus alunos para maximizar os resultados esportivos de cada um. Sempre obtenho uma resposta significativa no equilíbrio e harmonia postural, além do aumento da capacidade respiratória, fortalecimento de toda a musculatura e consciência corporal.

Roselaine Gallicio
CREF – 105564-G/SP

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