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Pilates e cãimbras

Durante  as  aulas  de  Pilates,  muitos  alunos  costumam  sentir  câimbras  em  determinados exercícios. Mas você sabe o que é a cãimbra, quais suas causas, e como preveni-la?

A cãimbra é uma contração muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia ou hipopotassemia  (baixo  teor  de cálcio  e potássio  no  sangue,  respectivamente),  ou por baixa oxigenação.

Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, falta energia suficiente para relaxá-lo e o músculo entra em contração prolongada.  Isso ocorre no Pilates quando utilizamos um músculo que não estamos acostumados para realizar certos movimentos, e o músculo não tem força ou resistência suficiente para o mesmo.

Quando não chega oxigênio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia  precisa  ser gerada  de forma  anaeróbia,  por meio  de um processo  que libera  ácido lático. O ácido lático em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.

O que fazer se seu aluno já estiver com cãimbra?  O ideal é fazer o movimento  contrário ao espasmo  muscular,  ou  seja,  alongue  o  músculo  que  estiver  doendo.  Se a  cãimbra  está “puxando” uma articulação para a flexão, alongue em extensão e vice-versa.

Mas sempre é melhor prevenir do que remediar, não é? Uma forma de prevenir as cãimbras é melhorar  a  capacidade  de  oxigenação  muscular  durante  uma  atividade  física;  e  a  melhor maneira de resolver isto é aumentando  o seu condicionamento  físico. A prática de exercícios regulares  supervisionados  é a melhor forma de garantir  um bom funcionamento  do sistema musculoesquelético  e se livrar das cãimbras.

É claro que em situações de deficiência crônica de cálcio e potássio (diagnosticadas por exame de sangue), comer alimentos ricos nesses nutrientes, como derivados de leite e banana ajudam. Mas a atividade física é o melhor remédio! Sendo assim, vamos pilatear!

Denise Pripas
Fisioterapeuta- CREFITO-3/133755-F
www.zuzfisiopilates.com

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