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Consciência corporal diminui risco de quedas

No período da gestação, é muito importante ter consciência corporal, pois ela te ajudará a conhecer melhor as mudanças do seu corpo, irá ajudar a passar por esse período da gravidez de maneira mais saudável e sem dores, aumentando a flexibilidade e melhorando a respiração, o que resultará em mais qualidade de sono e diminuirá a sobrecarga da coluna.

O Pilates também pode ser feito após o parto, um período em que as mulheres ainda se sentem muito sensíveis. É recomendado também para quem quer perder peso, mas é sempre indicado conciliar alimentação balanceada, exercícios aeróbicos e drenagem linfática.

O Pilates atua na recuperação do assoalho pélvico e ajuda a promover uma rápida recuperação do corpo, que já não é mais como era antes da gestação. O Pilates feito em grupo, por exemplo, vai estabelecer um convívio com outras pessoas, além de proporcionar um tempo só para você cuidar de si mesma.

Para um idoso, uma simples atividade física ou alguns movimentos do dia a dia requer um grande esforço, porque, com o passar dos anos, as capacidades funcionais diminuem fazendo com que a postura e o equilíbrio piorem. A diminuição de quedas com a prática do Pilates melhora a expectativa e a qualidade de vida, porém requer força de vontade, disciplina e prática.

Com base na prática de atividades físicas, nosso corpo sofre por mudanças de adaptação, devido a exercícios que não estava acostumado a fazer. Cria-se então, maior consciência corporal, o que ajuda a desenvolver posturas melhores no dia a dia. Tomando consciência entre as conexões do corpo e da mente, passamos a relaxar mais e a liberar as tensões, preocupações, estresse e tudo o que causa mal ao corpo.

Danielle Costa
Fisioterapeuta CRF-3 /118607

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