Pilates-suspenso

Saiba mais sobre o Pilates suspenso

O Pilates Suspenso ainda é uma novidade para muitos instrutores e praticantes do método Pilates. O público ainda divide opiniões sobre a modalidade, mas informação nunca é demais.

Ao ver o tecido de suspensão (conhecido como colúmpio), muitas pessoas não sabem o que esperar da aula e ficam na dúvida de suas capacidades pra “ficar pendurado de cabeça para baixo”. Entretanto, é um exercício que pode ser praticado desde que adaptado às capacidades físicas de cada indivíduo, com evolução gradual, e é claro, sempre com a orientação de um profissional capacitado.

Os exercícios em suspensão, independentemente de serem usados como parte da aula, ou durante uma aula inteira, buscam a integração corpo e mente, além de trabalhar capacidades físicas como força, resistência, estabilidade, alongamento e equilíbrio. Em todos os exercícios observa-se o alinhamento corporal adequado, promovendo a correção da postura do praticante; e a ativação do CORE ou Power house.

Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de inversão parcial ou completa, possibilitando uma descompressão da coluna vertebral.Esta posição também favorece uma maior irrigação dos vasos capilares, além de um esvaziamento e aquietamento mental, trazendo um equilíbrio emocional.

Sendo assim, você irá conhecer agora o que é o Pilates Suspenso, quais são os aparelhos utilizados nessa modalidade, quais benefícios o Método garante ao ser humano e além disso, conhecerá também o novo curso da VOLL Pilates. Confira a seguir!

O que é Pilates Suspenso

Pilates-suspenso-2

A suspensão em si, caracteriza-se pelo ato de suspender-se no alto pendurando-se em algo, sendo assim, o Pilates suspenso é um treinamento que consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou por completo.

Assim, o peso corporal é utilizado como principal ferramenta para desafiar-se, onde a ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor, realizando movimentos mais desafiadores que estimulem a resistência corporal, o equilíbrio e a força podendo trabalhar várias partes do corpo.

Ao realizar o os exercícios do Pilates Suspenso você garante um enorme controle entre o corpo e a mente oferecendo a si próprio estímulos diferentes que te ajudam a ganhar força e flexibilidade.

O Pilates Suspenso foi criado anteriormente para treinar militares em ambientes restritos como submarinos, pois era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e fosse boa para atender as necessidades dos mesmos com o intuito de melhorar a resistência.

Hoje, o Pilates Suspenso pode ser praticado por todos, desde iniciantes, até Pilateiros avançados

Aparelhos utilizados no Pilates Suspenso

O Pilates Suspenso conta com alguns aparelhos que auxiliam o indivíduo no momento em que for realizar os movimentos.

Alguns desses aparelhos são:

Fita de Suspensão: esta fita foi criada por Rendy Hendrik, um ex-membro da marinha americana que percebeu a necessidade de treinar com equipamentos mais portáteis.

Assim surgiu essa fita de nylon resistente que pode ser usada para fazer exercícios com o peso do corpo.

A Fita de Suspensão é um ótimo equipamento para trabalhar força e equilíbrio, especialmente por trazer um pouco de instabilidade para o exercício.

Columpio: é feito de tecido de nylon e possui apoios para as mãos e os pés e um balanço grande de tecido. este equipamento proporciona o máximo de movimento possível, sendo flexível e seguro ao mesmo tempo.

Além disso, o Columpio pode ser utilizado realizar uma infinidade de exercícios auxiliando no momento de praticar Pilates.

Columpio Wall:  é um Columpio diferenciado que vem acoplado a uma parede para realizar os exercícios.

Este equipamento não possui alças, que devem ser removidas pela própria pessoa que vai usar.

Sua principal função é ampliar o número de exercícios que você pode usar na sua aula, além de ser muito prático de usar.

Benefícios do Pilates Suspenso

Pilates-suspenso-3

Quando você passa a praticar Pilates Suspenso, seu corpo garante diversos benefícios, como:

  • Melhora da coordenação motora;
  • Amplia a força;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Proporciona prazer e bem-estar;
  • Evita patologias;
  • Reabilita as lesões existentes;
  • Previne as dores;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora a resistência física;
  • Melhora a postura;
  • Proporciona um enorme relaxamento do corpo e da mente;
  • Aumenta a concentração;
  • Fortifica os pulmões;
  • Expande a consciência corporal;
  • Evita problemas neurológicos;
  • Alonga a musculatura;
  • Garante estabilidade corporal;
  • Auxilia no condicionamento físico;
  • Ajuda no processo de emagrecimento.

Desta forma, seu corpo e sua mente ficam revigorados diariamente através do Método, colaborando para uma vida mais saudável.

Conheça o Novo Curso da VOLL Pilates

Pilates-suspenso-4

A VOLL Pilates  que é conhecida por oferecer cursos inovadores de Pilates, lançou um novo curso chamado Suspension que visa aumentar o repertório e conhecimento de profissionais que atuam com o Método Pilates ou Treinamento Funcional e desejam ter um diferencial na carreira dominando o treinamento Suspenso.

a Suspension traz uma abordagem crítica e científica a respeito dos benefícios da prática de Pilates e Funcional Suspensos.

Os exercícios deste Método são realizados com propósitos específicos e podem ser utilizados por toda a população, sendo aplicado nas mais variadas fases da vidas independentemente se o praticante for criança, idoso, atletas ou pessoas com patologias.

O curso da Suspension é baseado nos pilares e conceitos do Treinamento Funcional e do Método Pilates.

Elaborado por profissionais de Ed. Física e Fisioterapeutas, o curso abrange do fitness a reabilitação, uma série de exercícios na fita suspensa, columpio e columpio wall.

Além disso, o profissional que adquire esse incrível curso pode implementar seu conhecimento em seu Studio de Pilates, Box de Funcional, Academia, Atendimento personal ou até mesmo ao ar livre, pois os equipamentos são adaptados para qualquer lugar e principalmente, muito baratos e fáceis de instalar.

Os equipamentos do curso podem ser utilizados em barras, suportes, portas e até em árvores.

Sendo assim, este novo curso é uma ótima opção para quem quer ampliar seu conhecimento e oferecer o melhor para seus alunos.

Conclusão

Pilates-suspenso-5

O Pilates Suspenso é caracterizado por realizar os exercícios do Método de forma suspensa desafiando o praticante.

Esta modalidade do Pilates possui diversos benefícios pois trabalha todo o corpo e a mente de forma equilibrada.

Desta forma, o ser humano garante melhor qualidade de vida, além de um imenso bem-estar.

E você, gostou desta modalidade? Fale com seu instrutor e comece a praticar Pilates Suspenso, caso este curso ainda não exista no Studio que você frequenta, indique a este inovador curso da VOLL, ele com certeza irá gostar de te oferecer o melhor!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

4 thoughts on “Saiba mais sobre o Pilates suspenso”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>