2015_05_0063-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-27-05-Site

Ato de ensinar movimento ou pose para fotos?

Muita gente fica encantada com as posturas de alguns exercícios de Pilates e acabam se preocupando em apenas fazer aquela posição mais bonita e esquecem-se do fundamental: a essência do método.

Na verdade o método Pilates tem alguns princípios tradicionais que ainda hoje as escolas contemporâneas utilizam. Como assim?

As escolas contemporâneas acrescentaram alguns princípios básicos que são baseados em evidências cientificas, porém, não se esqueceram dos princípios criados pelo Joseph, ao contrário, eles se complementam.

Deve-se prestar muita atenção aos detalhes de cada exercício e não só na posição final, não é uma “pose para uma foto”. Todos os exercícios tem uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica perfeita. Deve-se enfatizar a qualidade ao invés de quantidade, o verdadeiro controle muscular significa não apresentar movimentos descuidados ou ao acaso.

Cada movimento deve ser meticulosamente calculado e planejado, pois é desta maneira que o método diminui o risco de lesões (UNGARO, 2002). A maior decorrência de lesões acontece quando existem movimentos acidentais, desleixados, isto é, sem CONTROLE (SILER, 2000).

O controle começa desde a posição inicial de cada exercício, onde atualmente nos preocupamos com posição da pelve, da coluna, da cintura escapular, cervical e cabeça. O ideal é que a posição inicial seja confortável ao aluno, para que não haja tensões desnecessárias. Caso isso aconteça o professor/instrutor deve ter competência para fazer alguma modificação da posição inicial ou até mesmo trocar o exercício.

Após encontrar a posição ideal do exercício, o foco é a sequência em que os movimentos acontecem em cada exercício. Entender qual articulação se move primeiro, qual se move depois e de onde se inicia. Devemos nos preocupar pelo caminho que o corpo passa para chegar a determinada postura e como ele retorna à posição inicial, como se fosse uma dança, leve e com fluidez!

Vejamos abaixo um vídeo mostrando essa fluidez do movimento:

Profª Esp. Marcela Piston
Full Certification Stott Pilates
Coordenadora dos Studios Showa Pilates +Funcional e Showa SuperCore.
Coordenadora técnica da equipe de docentes da Pilates Institute.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Ato de ensinar movimento ou pose para fotos?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>