2015_03_0034-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-ARTE-DE-PILATEAR-21-03-Site

Single Straight Leg Stretch

O Single Straight Leg Stretch é um clássico de Pilates que, junto aos outros quatro abdominais feitos em série (Single Leg Stretch, Double Leg Stretch, Double Straight Leg Stretch e Criss Cross), treina a resistência da musculatura do abdome. Além disso, desafia a consciência corporal, o controle do centro e a flexibilidade.

Ele vem depois do Double Leg Stretch, onde o aluno já se encontra com o tronco enrolado para cima. Para treinar apenas este exercício, peça para o aluno deitar no chão, em decúbito dorsal, com as pernas esticadas para cima, em base Pilates (calcanhares juntos e pontas dos pés separadas, em uma leve rotação externa).

O tronco deve enrolar para cima em um abdominal, mantendo a base das escápulas no chão. O praticante deverá manter-se assim durante todo o exercício, lembrando que os músculos abdominais que sustentam esta posição.

As mãos devem abraçar uma das pernas na altura do tornozelo e, gentilmente, puxá-la em direção ao tronco, pulsando duas vezes enquanto a outra perna vai em direção ao chão, até a altura do olhar. As duas pernas se mantém esticadas, com a bacia e a lombar estáveis e, para isso, o Power House deve ser acionado. Oriente o aluno a aumentar a força nesta região a cada expiração. Durante as duas batidinhas com a perna ele deve pensar em melhorar a amplitude do movimento. Após, a troca será feita em um movimento de tesoura. Esta forma é a mais avançada, no entanto devemos fazer ajustes ao nível de cada aluno, principalmente para os iniciantes:

-        Permitir a flexão dos joelhos ou a pegada da mão na linha dos joelhos, caso o praticante não tenha flexibilidade suficiente;

-        Diminuir a amplitude do movimento da tesoura. Se seu cliente estiver fazendo uma hiperlordose na lombar ou desnivelando a bacia, peça para ele descer menos a perna.

Devemos lembrar que o aluno não deve sustentar o tronco no membro inferior, ou seja, ao pegar a perna ele não pode se pendurar nela para manter o tronco elevado. Portanto, as mãos que puxam a perna – e não o contrário.

www.espacofluir.com

Monique Ayala
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 69066-F 

Hellen Morita
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates.
Crefito-2 76136-F

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Single Straight Leg Stretch”

  1. Olá!

    Sou novata no Mat Pilates e super fã dos artigos de vocês. Ajudam muito a lapidar os movimentos, a forma de orientar e garantir qualidade aos nosso clientes. Obrigada de <3 pelos posts.

    Abraços,
    Carla Maria Quandt
    Educadora Física
    CREF 11032-G

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>