2015_03_0034-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-PILATES-PARA-HOMENS-17-03-Site

Twist beneficia homens e mulheres

Hoje o Robert Azeredo traz um exercício pra lá de legal pra você, pilateiro! Claro que as pilateiras de plantão também podem praticar! Veja a explicação do Educador Físico e saiba as maravilhas que o Twist pode fazer, tanto em homens quanto em mulheres.

Com esse exercício, além da força de membros superiores e abdominais, podemos desenvolver duas capacidades muito importantes para o corpo: o equilíbrio e a coordenação motora. Pra alguns homens o foco especial é a força, mas acredito que desenvolvendo estas outras capacidades físicas, eles estarão preparados pra qualquer outro tipo de treino.

No Twist, temos também muita solicitação de abdutores e adutores (parte interna e externa da coxa) e glúteos, que são os campeões de procura pelas meninas. Portanto, o exercício também é muito indicado para elas.

Algumas posições são mais confortáveis para mulheres do que pra homens. Mas características como gravidez, apoio da região do púbis, entre outros podem levar a adaptações. Basicamente, são esses pequenos detalhes que levam à diferenciação para homens e mulheres.

Como orientação especial, sugiro, para os que têm qualquer tipo de lesão no punho, cotovelo ou ombro, que opte pelos exercícios que não sobrecarregam estas articulações. EVITE LESÕES. Foco no treino. Use a cabeça e seja consciente! Vamos lá:

Posição inicial

MONTAGEM-17-03

Sentado de lado, pelve e coluna neutras. Joelhos flexionados com a perna de cima em rotação lateral, pé apoiado no colchonete, ligeiramente à frente dos ísquios. Perna de baixo descansando no colchonete com o pé atrás do pé de cima. Tronco suportado em uma mão alinhado com o quadril. Braço de cima estendido, apoiado no joelho com a palma da mão por cima.

Exercício

MONTAGEM-17-03-02

Inspire: Estabilize o ombro de suporte e eleve a pelve em direção ao teto, flexionando o tronco lateralmente, estenda os dois joelhos conectando a parte interna das coxas para criar um formato de arco entre a mão e os pés. Simultaneamente, estenda o braço livre em direção ao teto, mantendo o foco do olhar diretamente para frente.

Expire- Leve o braço livre para baixo em direção ao colchonete, cruzando pela frente enquanto o tronco roda, posicionando-se de frente para o colchonete. Simultaneamente, flexione a coluna para lançar a lombar em direção ao teto.

Inspire- Leve o braço livre em direção ao teto enquanto o tronco roda para o lado de novo.

Expire: Inicie empurrando o colchonete com o braço de baixo e girando o tronco ligeiramente em direção ao teto, resistindo à rotação da pelve o máximo possível. Simultaneamente, faça a abdução horizontal do braço livre.

Inspire: Estenda o braço livre por cima da cabeça enquanto o tronco roda para o lado de novo.

Expire: Flexione os joelhos e abaixe a pelve ao colchonete, retornando à posição inicial. Abaixe o braço livre para o joelho.

Repita de 3 a 5 vezes de cada lado.

Robert Azeredo
EDUCADOR FÍSICO (CREF – 082248-G/SP)

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>