2014_12_671-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-ESCOLIOSES-05-01-Site

Orientações gerais para casos de escoliose leves

Você já ouviu falar de Escoliose? Escoliose trata-se de desvio lateral da coluna, acompanhado de rotação vertebral. Pode ser de origem congênita (má formação vertebral antes do nascimento), neuromuscular (decorrente de outras doenças como, por exemplo, paralisia cerebral) e idiopática (causa desconhecida e reflete 80% dos casos).

Pode formar-se em C ou em S, com curvas para os dois lados do tronco. Sua gravidade é definida pelo ângulo da curva, determinado pelo ângulo de Coob por meio de uma radiografia.

É necessário reconhecer o tipo de escoliose para poder determinar o tratamento adequado.

No geral, é muito importante saber que Escoliose gera compressões assimétricas na coluna. Isso significa que um reequilíbrio muscular e um realinhamento articular são essenciais para prevenir lesões nos discos intervertebrais, como hérnia de disco, por exemplo, e evitar dores musculares.

E como o método Pilates pode auxiliar no controle da Escoliose? Com a aplicação de exercícios específicos, como:

Exercício de alongamento axial com faixa elástica

Along-Axial

Dica: Ao expirar, acione os músculos profundos do abdome e cresça a coluna na direção da faixa, esticando-a.

Exercício de fortalecimento do tronco com dissociações

disso-rolo

Dica: Procure manter o equilíbrio sobre a base do rolo através dos músculos abdominais. Desafie o equilíbrio colocando mais vigor no movimento das extremidades.

Flexão lateral com alongamento axial

sereia

Dica: Seguindo a ideia do primeiro exercício, o objetivo é mover-se em crescimento, proporcionando espaços para o tronco.

Rotação do tronco sem compressão

file

Dica: Esse exercício visa melhorar a mobilidade da caixa torácica sem gerar forças compressivas. Aproveite e respire profundamente para ativar os músculos profundos das costelas.

Lembre-se: A matéria tem por objetivo informar e não prescrever exercícios. Sempre procure um profissional capacitado e especializado em alterações posturais para orientar os exercícios de Pilates.

Viviane Vales
Educadora Física, Especialista em Atividade Física Adaptada e Pilates.
Instrutora PMA-CPT
Para saber mais sobre o assunto, acesse tcpilates.com.br.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

9 thoughts on “Orientações gerais para casos de escoliose leves”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>