2014_12_671-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-RP-RESPONDE-02-01-Site

Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?

Três leitores da Revista Pilates nos escreveram com uma dúvida bem parecida. Juliana Marques (Recife), Mauro Farina (Porto Alegre) e Jucela Prestes (Rio de Janeiro) perguntaram qual o número ideal de aulas por semana?

Quem esclarece a dúvida deles – e, provavelmente, de muitos leitores – é a Educadora Física Ge Gurak.

Para responder, vamos analisar alguns pontos.

Dentro da essência de uma aula de Pilates deve-se trabalhar com o corpo todo de uma forma completa e, ao mesmo tempo, ter uma boa distribuição dos exercícios para não fadigar nenhum grupo muscular de forma específica. Há quem diga que o segredo do nosso querido método é sair de uma sessão de Pilates muito melhor do que entrou. Por isso podemos afirmar que você pode praticar Pilates todos os dias, pois nenhum grupo muscular é exigido demasiadamente, diferente de um treino de musculação voltado para hipertrofia, onde você acaba exigindo um trabalho mais forte de uma determinada região do corpo do que outra e onde o descanso é importante para recuperação. Está liberado praticar Pilates todos os dias!

No Brasil, a maior parte dos clientes de estúdios praticam Pilates duas vezes por semana – e manter essa frequência é bem importante. Mas mover-se apenas duas vezes por semana e passar os outros cinco dias totalmente parado não é suficiente. Nossa semana possui 168 horas e exercitar-se por duas horas semanais provavelmente não será suficiente para compensar todos os problemas que geramos quando estamos falando de inatividade ou, muito mais quando colocamos metas e objetivos a serem conquistados.

Além disso, o método Pilates não contempla, na maior parte de suas aulas, o trabalho aeróbio (fundamental para complementar nossa prática e alcançarmos bons níveis de saúde geral). Então é hora de você buscar formas de complementar seus treinos. Por isso caminhe, corra, pedale, dance ou faça algo que eleve seus batimentos cardíacos.

Vale lembrar que até a alguns anos atrás o Colégio Americano de Medicina Esportiva mencionava que 30 minutos de atividade física três vezes por semana era suficiente para não ser classificado como  sedentário. No entanto, estes parâmetros mudaram e as pesquisas científicas atuais apontam que o exercício físico deve ser praticado cinco vezes na semana de forma regular e sistemática, mesclando exercícios aeróbios com exercícios de força, mas sempre com orientação de um profissional habilitado e capacitado.

Vários centros de controle e prevenção de doenças falam o mesmo e, por isso, podemos afirmar que se o praticante de Pilates que realiza apenas aulas de 60 minutos duas vezes na semana, pode sim ser considerado sedentário. Pense nisso!

Se você é instrutor, estimule seus clientes a agregar mais hábitos saudáveis, se você é praticante, coragem! Encontre atividades para complementar sua prática. Você vai sentir-se mais disposto nas aulas, inclusive! Muito Pilates e até a próxima! 

Ge Gurak (@gegurak)
Educadora Física, treinadora da TcPilates (www.tcpilates.com.br) 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

6 thoughts on “Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>