2014_12_671-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-VIAGEM-19-12-Site

A falta do Pilates e as férias

Já estamos em ritmo de festas e férias! Mas se você já é praticante de Pilates, em vez de parar com tudo e voltar à ativa só no ano que vem, adapte a sua rotina com exercícios de “manutenção”.

Lembre-se que o período de férias também é momento de manter o que já foi conquistado. Exercícios de força muscular, por 15 minutos, e exercícios de mobilidade, todos os dias, te ajudarão a retornar menos enferrujado às aulas.

Procure encaixar os exercícios em algum momento tranquilo do seu dia. Meu conselho é que você realize pela manhã, pois, além de ser revigorante, te deixará livre da tarefa e pronto para as outras atividades de lazer.

Os quatro exercícios abaixo vão contemplar força, mobilidade, flexibilidade e movimentos em vários planos para a coluna. Você pode colocá-los na sua rotina de exercícios. Confira:

Hundred

montagem-1

- Mantenha a perna o mais próximo do solo possível, sem perder o controle dos apoios da coluna;

- Pulse os braços vigorosamente para desafiar o controle do centro do corpo;

- Você pode realizar o exercício com as pernas apoiadas sobre um banco.

Criss Cross

montagen-4

- Cruze o tronco em direção a perna a partir do movimento das costelas, preservando o peso do sacro no chão e a estabilidade da lombar;

- Direcione seu olhar para o cotovelo de trás.

Rocking On Stomach (Preparação)

montagem-3

- Pense em empurrar os pés contra as mãos, abrindo os quadris. Assim você pode alongar-se mais, garantindo os espaços na lombar;

- Se as mãos não alcançam os pés, você pode utilizar uma toalha para envolvê-los.

One Leg Circle

montagem-2

- Pense na mobilidade do seu quadril. Caso sinta tensão excessiva nessa região, opte por flexionar levemente o joelho e mover a perna de forma mais livre;

- Ao mover o quadril, pense em manter a coluna estabilizada. A perna de apoio também pode flexionar para auxiliar o movimento.

Ah, só uma dica: só faça os exercícios sozinho se tiver bastante segurança e achar que realmente está preparado. E não esqueça de lembrar de todos os conselhos do seu instrutor:  inspirar, expirar, contrair o abdome, etc.

Viviane Vales
Educadora Física, Especialista em Atividade Física Adaptada e Pilates.
Instrutora PMA-CPT
Para ver mais exercícios como esses, acesse: www.tcpilates.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

7 thoughts on “A falta do Pilates e as férias”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>