2014_12_671-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-CERVICALGIA-Site

Pilates para cervicalgia

Se você é defensor do Pilates clássico, feche os olhos e pule para a próxima matéria…

Agora, se você gosta de inovar nas aulas de Pilates, aí vai uma dica super bacana da nossa colaboradora, Tatiana Trivellato… hoje, ela vai apresentar pra gente um novo acessório que está chegando ao Brasil. Quem quer conferir?

Você já sentiu dificuldade para fazer os exercícios de Pilates por causa de dores na coluna cervical? Hoje vou mostrar pra vocês como o Stretch-eze®, produto novo no Brasil, pode ser usado para facilitar exercícios desafiadores para quem sente dor. Ele ajuda a melhorar a consciência sobre o posicionamento da cabeça e alinhamento do pescoço, além de dar suporte e diminuir a sobrecarga na região.

Uma das maiores dificuldades para quem tem alguma lesão na coluna cervical é sustentar a cabeça contra a gravidade, por exemplo, ao fazer um abdominal. Nesse momento, os músculos profundos da cervical devem entrar em ação para que o movimento seja feito de forma harmônica e distribuída. No entanto, é muito comum que esses mesmos músculos fiquem inibidos durante um processo de dor, causando desequilíbrio no movimento. Você já viu alguém fazendo abdominal e projetando o queixo para frente? Provavelmente esta pessoa está com dificuldade de ativar esses músculos para realizar o exercício da forma correta.

O uso do Stretch-eze® nos exercícios abaixo oferece suporte para a cabeça, tornando a sobrecarga menor e possibilitando uma execução adequada do movimento. Além disso, fica muito mais fácil conscientizar-se sobre o que está acontecendo em todo o corpo, já que a cervicalgia deixa de ser o foco.

Double Straight Leg Lower

montagem_a

Posicione o Stretch-eze® na cabeça e nos pés. Comece com as pernas esticadas para o teto e levante o tronco do chão, com as mãos ajudando a sustentar a cabeça. Expire para descer as pernas até onde o tronco permanece parado e inspire para retornar.

Cris Cross

montagem_b

Posicione o Stretch-eze® na cabeça e nos pés. Comece com as pernas esticadas na diagonal e o tronco fora do chão. Expire para girar o tronco para um dos lados enquanto dobra o joelho do mesmo lado. Inspire para retornar ao centro sem descer o tronco e expire para girar para o outro lado. Dica: pense em torcer o tronco como se estivesse torcendo uma roupa. O ombro é que deve ir em direção ao joelho e não o cotovelo.

Quem tem cervicalgia sabe que mesmo esses exercícios podem ser desafiadores. Muitas vezes precisamos antes reeducar o movimento para depois introduzir exercícios mais complexos. Se esse é o seu caso, abaixo estão alguns exercícios para te ajudar no processo.

Neck Lengthening – sentado

montagem_c

Coloque os antebraços dentro do Stretch-eze® e posicione a faixa atrás da cabeça. Expire para esticar levemente os cotovelos gerando tensão no tecido ao mesmo tempo em que pressiona a cabeça para trás contra a faixa. Dica: o queixo e a testa devem se deslocar juntos para trás.

Neck Lengthening – deitado

montagem_d

Coloque os braços dentro do Stretch-eze® e posicione a faixa atrás da cabeça. Expire para levantar o tronco do chão esticando os cotovelos para aumentar a tensão na faixa e mantendo uma leve pressão da cabeça contra o tecido. Inspire para retornar. Após ter aprendido a fazer o movimento em linha reta, sem dor e sem projetar o queixo para frente, evolua fazendo a variação com rotação. O exercício também pode ser feito com os joelhos dobrados. Dica: Imagine uma maçã entre o queixo e o peito durante todo o tempo para ajudar a manter o alinhamento adequado.

O Stretch-eze® pode ser usado de diversas formas: para melhorar a consciência corporal, ativação muscular, facilitar os exercícios e, para aqueles que buscam desafios, a faixa também oferece resistência, aumentando a dificuldade em várias situações.

Lembre-se, se a dor persistir ou piorar procure um profissional que possa te orientar de forma individualizada. A cervicalgia pode ser resultado das mais diversas causas, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você.

Até a próxima,

Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

8 thoughts on “Pilates para cervicalgia”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>