2014_11_649-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-PILATES-HIPERCIFOSE-Site

Pilates e hipercifose

Alguém já te disse que você está ficando corcunda? Hoje vou compartilhar algumas dicas para driblar esse problema postural. Fique de olho, os benefícios vão muito além da estética. A corcunda, ou hipercifose, pode se tornar um problema estrutural, ou seja, irreversível. Além disso, a corcunda afeta outras regiões do corpo, já que as estruturas adjacentes têm que se adaptar para encontrar um novo ponto de equilíbrio ou compensar a falta de mobilidade causada pela rigidez desenvolvida na coluna torácica.

O primeiro passo para vencer o desafio é adotar uma boa postura ao longo do dia. Lembrar e se esforçar para manter uma boa postura é essencial para que os exercícios sugeridos tenham efeito. Utilize lembretes que te ajudem a estabelecer um novo hábito.

Se você trabalha com computador pode ser um recado na tela, que te lembre de adotar um posicionamento correto. Mas cada pessoa encontrará a melhor alternativa, pode ser um despertador no celular ou até mesmo pedaços de durex coloridos espalhados pela casa, carro e trabalho, assim, sempre que você ver o durex, você se lembrará do seu objetivo. Com o tempo, você precisará cada vez menos desses estímulos externos para manter uma boa postura.

Os exercícios de hoje ajudarão a manter a coluna móvel e fortalecer os músculos que ajudam na manutenção da postura. Tire alguns minutos para fazer os exercícios todos os dias. Se você trabalha ou fica na mesma posição o dia todo, reserve tempo para repeti-los mais vezes ao longo do dia.

Cavalo

montagem-1

Em quatro apoios, mantenha as mãos alinhadas com os ombros e os joelhos alinhados com os quadris. Encontre o posicionamento neutro da coluna, mantendo-a alinhada. A partir dessa posição, abra o peito em direção ao chão fazendo uma extensão da coluna. Olhe um pouco para frente para o olhar te ajudar a direcionar o movimento (mas cuidado para não exagerar!). Imagine um raio de sol saindo do peito e perceba a gravidade te ajudando a estender a coluna. Retorne para a posição neutra e repita o movimento oito vezes.

Quadrúpede

montagem-2

Na mesma posição do exercício anterior, porém, mantendo a coluna alinhada durante todo o tempo. Inspire para elevar o braço de um lado e expire ao retornar. Alterne os lados e faça quatro vezes de cada lado.

Swan

montagem-3

Deitado no chão, de barriga para baixo, com as mãos apoiadas no chão, ao lado do peito. Inspire para empurrar o chão, estendendo a coluna, e expire para retornar. Repita o movimento oito vezes.

Preparação para o Swimming

montagem-4

Deitado no chão, de barriga para baixo e braços esticados acima da cabeça, inspire para subir o braço de uma lado. Expire retornando e alterne os lados. Repita seis vezes de cada lado.

Simples, não é? Esses exercícios tomarão exatamente cinco minutos do seu dia e trarão benefícios para o resto da vida. Lembre-se: a parte mais importante de qualquer mudança de hábito é a disciplina e a persistência.

Até a próxima,

Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

8 thoughts on “Pilates e hipercifose”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>