2014_10_605-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-PILATES-ALIVIA-Site

Pré-Pilates no trabalho

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte das nossas vidas, é de extrema importância que se aprenda a preservar o corpo de lesões causadas por posturas precárias e prolongadas. As regiões do pescoço e ombros são as primeiras a sentirem os maus tratos do uso excessivo dos computadores e smartphones, o que pode resultar em dores musculares, limitação de movimento e até mesmo dores de cabeça.

No entanto, nunca é tarde para começar. Se você já apresenta dores nessas regiões, adote os exercícios de forma gradual e fique sempre atento ao comportamento dos sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, o alongamento pode não ser a melhor escolha, já que uma das causas de dor pode ser o estiramento crônico de algumas fibras musculares.

Ao invés de alongar, movimente o pescoço e os ombros. Isso ajudará a manter as articulações lubrificadas, além de tirar o músculo da sobrecarga constante.  Os exercícios que irei mostrar hoje são fáceis, não necessitam de nenhum acessório e você pode fazer a qualquer hora do dia, principalmente nas pausas do horário de trabalho para relaxar.

A série foi inspirada nos exercícios de pré-pilates, utilizados pela Lolita San Miguel, discípula direta do Joseph Pilates. O pré-pilates tem como objetivo preparar o corpo para os exercícios do Pilates, evitando possíveis lesões.

Rotação: Rode a cabeça para um dos lados como se fosse olhar por cima dos ombros. Observe se o queixo acompanha o movimento e se a cabeça permanece alinhada, principalmente ao final do movimento. Repita o movimento lentamente, quatro vezes para cada lado, sem sustentar.
Tatiana-Trivellato-1Flexão lateral: Incline a cabeça para um dos lados levando a orelha em direção ao ombro. Mantenha a cabeça sempre virada para frente. Repita o movimento lentamente, quatro vezes para cada lado, sem sustentar.

Flexão e extensão: De forma suave, olhe para o chão como se fosse segurar uma maçã entre o queixo e o peito. Em seguida, olhe para o teto sem comprimir a parte de trás do pescoço e sem abrir a boca. Repita o movimento lentamente, quatro vezes em cada sentido, sem sustentar.

Tatiana-Trivellato-2

Correção da postura dos ombros e pescoço: Encoste na parede, mantendo os pés 15 cm afastados da parede. Apoie a coluna, os ombros e a cabeça na parede, olhando para frente. Faça um movimento de deslizar a cabeça na parede, como se fosse levar o queixo em direção à garganta (movimento do “sim”) e retorne para a posição inicial. Se for difícil, apoie a cabeça, ou, se ela ficar em um posicionamento ruim, use uma toalha dobrada para dar suporte.

Tatiana-Trivellato-4

Abdução dos ombros: Mantendo a coluna alinhada na parede, como no exercício anterior, eleve os braços um pouco à frente da linha do corpo, até encostar uma mão na outra. Retorne, controlando o movimento.
Tatiana-Trivellato-3Esses exercícios ajudam a manter uma boa postura, além de manter o corpo ativo e relaxado. Estipule intervalos no seu dia para que você possa fazê-los de forma regular. No início eles podem ser cansativos, mas com o tempo o corpo se adapta e os benefícios de se manter a atividade começam a aparecer.

Tatiana Trivellato (80146F – Crefito 4)
Fisioterapeuta, PMA®-CPT, Lolita San Miguel Pilates Master

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

8 thoughts on “Pré-Pilates no trabalho”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>